Até às 16h30 desta sexta-feira (25) Vitória da Conquista registrou, na zona urbana, uma média pluviométrica acumulada de 43,47 milímetros de chuva. Mediante alerta de “perigo”, em razão de “chuvas intensas”, apontado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) está monitorando e visitando locais de risco em todo o município, para prestar assistência aos pontos mais críticos.

Uma equipe da Defesa Civil esteve na zona rural, onde vistoriou uma obra feita no acesso principal do povoado dos Tesoureiros, feita pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) e pela Emurc. Em 2021, a localidade, situada no Distrito de Iguá, teve os dois acessos obstruídos, deixando a comunidade isolada.

Na zona urbana, a Compdec realizou vistorias preventivas e atuou em edificações com risco de desabamento. A mais grave foi a de um imóvel comercial, cujo telhado desabou. A equipe isolou a calçada e o proprietário foi notificado a demolir o imóvel, em virtude do risco. No bairro Lagoa das Flores, a Compdec visitou a Av. Geromilson Cabral de Souza, cujo acesso ao logradouro foi impedido, pois as casas estão localizadas no curso normal das águas; no bairro Guarani, a obra de contenção de uma encosta também vem sendo monitorada diariamente.

A rua Geromilson Cabral, no bairro Lagoa das Flores, foi uma das afetadas pelas chuvas desta sexta

Segundo a coordenadora da Compdec, Rosângela Freitas, a previsão é que o município continue em alerta laranja, o que significa uma precipitação de 50 a 100 milímetros por dia, além de ventos intensos, com velocidade entre 60 e 100 quilômetros por hora. De acordo com os critérios do Inmet, este tipo de alerta também considera possíveis riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Previsão para o final de semana

Ainda segundo o Inmet, a previsão para este final de semana é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas. “Nossa previsão é que, para este final de semana, se tenha 25 mm, mas estamos na faixa do alerta do Inmet, que é o laranja, onde há possibilidade de chuvas que cheguem ao patamar de 100 mm por dia”, destaca o engenheiro da Compdec, Gabriel Queiroz.

Para entrar em contato ou solicitar o atendimento da Defesa Civil, basta discar 199 ou os números (77) 3421-1716 e 3422-7657, ou pelo Whatsapp : (77) 9 8856-5070. A pessoa também pode ir à sede do órgão, localizada na Rua dos Andrades, nº 115, Centro.