Em todo o interior da Bahia, trata-se do único Conservatório Musical gratuito e mantido com recursos próprios do Município

O Conservatório Municipal é referência em ensino gratuito de música

Local de referência em ensino musical gratuito em todo estado da Bahia. Essa é a principal definição dada ao Conservatório Municipal de Vitória da Conquista que, desde a sua criação em 1974, vem desenvolvendo diversos projetos relacionados à formação em música.

São 40 anos de aperfeiçoamento das habilidades artísticas dos alunos que passam pelos cursos oferecidos pela instituição: musicalização infantil, piano, teclado, violão, flauta doce e transversal, teoria musical, canto coral, além de acordeom e viola de dez cordas. Atualmente, estão matriculados cerca de 400 alunos, o que comprova que a iniciativa constitui uma das mais bem sucedidas políticas públicas culturais do município.

Seleção– O Conservatório Municipal de Vitória da Conquista atende desde pessoas inexperientes com a músicaaos profissionais gabaritados que desejam conhecer novos instrumentos, proporcionando dessa forma uma maior interação entre os cursistas. Para tanto, os interessados participam de seleções que são abertas em todos os semestres.

Por ser totalmente mantido com recursos da Prefeitura Municipal, não há custo algum para os alunos. As inscrições são gratuitas, e os instrumentos também são disponibilizados a custo zero.

Grupo de alunos do Conservatório no Projeto Tom da Terça

Iniciativas– Com o objetivo de proporcionar visibilidade e revelar as habilidades dos cursistas, algumas ações são realizadas durante o ano. Entre elas, está o Projeto Ensaio de Palco. Com essa iniciativa, a proposta é promover apresentações musicais e de poesias para que os estudantes possam vivenciar a experiência de se apresentar para o público.

Projeto Ensaio de Palco

Outra maneira de contemplar os alunos e abrir espaço para que a comunidade conquistense conheça esses talentos, foi a participação dos cursistas no Projeto Tom da Terça, que aconteceu entre os meses de abril e maio deste ano na Praça 9 de Novembro. Na oportunidade, eles estiveram presentes fazendo a abertura do evento.

Arlaine Bonfim

Expectativas– Uma das finalidades do Conservatório Municipal é a utilização da música como ferramenta deinclusão social, a partir da oportunidade de desenvolver potencialidades. Para a coordenadora da instituição de ensino musical, Arlaine Bonfim, a interação dos alunos com as atividades do Conservatório garante o sucesso dos projetos. “Vemos, claramente, o envolvimento dos estudantes de música nas atividades com muito empenho, dedicação e com a participação ativa nas ações desenvolvidas durante o ano”, contou.

A fim de manter o bom trabalho desenvolvido, uma programação já está sendo montada para este segundo semestre de 2014, inclusive com as datas das novas seleções. “Nossa perspectiva é dar continuidade aos projetos já iniciados, como também, inserir novidades como, por exemplo, a Semana da Cultura Popular, oficinas sobre composição e apresentações musicais. Também estará de volta o curso de acordeom”, informou a coordenadora.

No segundo semestre de 2014, haverá grandes novidades no Conservatório Municipal

Os cursistas aprovam a atuação do Conservatório e relacionam a frequência nas aulas com algumas mudanças em suas vidas, como é o caso do aluno Teu Soares. “Pretendo prestar o vestibular para Música e, com as aulas, tenho todo suporte no que se refere à teoria. Ao mesmo tempo, com o estímulo às apresentações, sou incentivado a acreditar mais em meu potencial e a aperfeiçoá-lo”, contou.

A sede do Conservatório Municipal está situada na Rua Genésio Porto, nº 10, bairro Recreio. Outras informações sobre as seleções e as atividades oferecidas podem ser obtidas por meio do telefone 3422-8144.