A cantora Geisiane Barbosa, aluna do Conservatório e uma das vencedoras do concurso Por isso é que eu canto, tem esbanjado talento em várias apresentações promovidas pela Prefeitura de Vitória da Conquista

O Conservatório Municipal de Música, uma das mais bem sucedidas políticas públicas culturais de Vitória da Conquista, é um espaço de aprendizado que resulta na revelação de novos talentos da música conquistense. A escola, que é única do interior da Bahia mantida por uma Prefeitura, oferece cursos gratuitos de musicalização infantil, teoria musical, canto coral e de instrumentos como piano, teclado, violão, acordeom, viola de dez cordas, além de flauta doce e transversal.

Com apenas 14 anos de idade e com um talento que aflora brilhantemente a cada dia, a aluna do Conservatório Municipal, Geisiane Barbosa Cypriano, por exemplo, é uma das mais recentes revelações da instituição. Ela foi uma das vencedoras do concurso musical Por isso é que eu canto 2013, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer durante o mês de novembro.

Com expressões suaves e uma voz surpreendente, Geisiane tem esbanjado simpatia e conquistado a admiração do público durante apresentações promovidas pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, a exemplo do sarau em homenagem ao centenário do compositor Vinícius de Moraes, promovido no mês de outubro, e de um ato solene promovido no início desta semana, na Casa Memorial Régis Pacheco, em referência ao Natal.

No Por isso é que eu canto, a jovem cantora foi uma das vencedoras, obtendo a terceira colocação. Ela apresentou a canção “Da saudade”, do cantor, compositor e pesquisador Carlos Barros. Segundo Geisiane, o músico baiano é uma das suas inspirações e um dos talentos regionais que admira.

A participação no concurso musical da Prefeitura resultou em uma premiação em dinheiro e em uma oportunidade de apresentação no maior evento público do interior da Bahia e um dos maiores do Brasil, o Natal da Cidade. “Estou achando tudo isso maravilhoso, pois será a primeira vez que vou subir em um palco grande para fazer uma apresentação. Sem dúvida, isso será um grande motivador em minha carreira. Agradeço à Prefeitura e ao conservatório que tem me ajudado muito”, contou.

No Natal da Cidade, Geisiane garante um repertório diversificado com canções de artistas consagrados, como o célebre poeta, violonista, cantor e compositor Cartola e Elis Regina, considerada pelos críticos uma das mais brilhantes intérpretes brasileiras. “Vai ser muito bom cantar no Natal da Cidade porque mais pessoas vão me conhecer”, acrescentou a jovem.

Saiba mais – Geisiane Barbosa Cypriano nasceu em Vitória da Conquista. O gosto pela música surgiu desde cedo, aos 7 anos de idade, quando buscava reproduzir as canções que mais gostava. Anos mais tarde, passou a estudar e a se dedicar à música sempre com o apoio permanente da avó Lindóia Alencar. Sempre conciliando com as aulas da Escola Municipal Marlene Flores, onde estuda, e com as atividades que participa no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Neste ano, ela entrou no Conservatório Municipal onde passou a aperfeiçoar as técnicas de voz, teorias e expressões de palco. “O conservatório transformou muita coisa em minha vida, pois está me ensinando muito com as aulas, que são muito boas, e com a equipe de profissionais que me ajuda bastante”, ressaltou Geisiane.

Apoio em todos os momentos – Além de impulsionar e aperfeiçoar a formação dos jovens músicos, o Conservatório Municipal também tem atuado na busca pelo reconhecimento e desenvoltura dos alunos durante as apresentações musicais. Para isso, desenvolve ao longo do ano ações, como o projeto Ensaio de Palco, saraus e uma Audição Musical de Fim de Ano. Nesta edição, a audição será realizada entre os dias 10 a 13 de dezembro, a partir das 19h, na Casa Memorial Régis Pacheco. O evento envolverá os 400 alunos da instituição.