O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizou na manhã desta terça-feira, 11, sua primeira reunião. Um dos objetivos sociais dos conselheiros que foram empossados no último dia 28 de maio será a elaboração de planos, programas e projetos da política municipal para inclusão da pessoa com deficiência. Eles ainda deverão propor as medidas necessárias à completa implantação e adequado desenvolvimento do Conselho, inclusive em relação a recursos financeiros e as de caráter Legislativo.

Entre os temas discutidos na pauta de hoje está a realização da elaboração do primeiro censo, que servirá para conhecer o número de deficientes no município e direcionar a formulação de políticas do conselho. O regimento interno do conselho, bem como suas comissões de trabalho também já estão sendo implementados.

O conselho é composto de forma paritária, sendo que, entre os 12 membros titulares, existem representantes das secretarias municipais de Saúde; Desenvolvimento Social; Educação; Cultura, Turismo, Esporte e Lazer; Infraestrutura e Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico. É garantida, ainda, a representação de instituições de pessoas com surdez ou com deficiência auditiva; de pessoas cegas ou com deficiência visual; de pessoas com deficiência física; mental e dois representantes de entidades socioassistenciais do município.

A próxima reunião será realizada no dia 27, às 8h30, na Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente.