É com o objetivo de promover a participação popular na gestão do sistema de transporte coletivo de passageiros que o Conselho Municipal de Transporte Público foi criado em Vitória da Conquista. Para tanto, ele conta com representantes do poder público municipal e da sociedade civil, a exemplo, dos estudantes.

E os representantes de ambos os grupos estiveram reunidos, na tarde dessa quarta-feira, 20, em uma reunião ordinária do Conselho. Na oportunidade, foram discutidos diversos temas, como a implantação dos novos pontos de venda de bilhete eletrônico na cidade, a consolidação da integração tarifária e o equilíbrio econômico e financeiro do sistema.

Luis Alberto Sellmann

“Todos esses pontos são importantes e tem avançado com a efetiva participação dos conselheiros”, avaliou o presidente do Conselho, Luis Alberto Sellmann. Sobre o último inclusive, a Administração Municipal encaminhará as próximas discussões a respeito de modo a impedir que haja queda na qualidade do serviço prestado à população e, simultaneamente, evitar o risco de desequilíbrio financeiro.

Quanto ao novo ponto de venda, além daquele que já está em funcionamento desde a última segunda-feira, 18, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), foi decidido, por meio de votação, que o outro ponto de venda funcionará num amplo imóvel localizado na Avenida Guanambi, no bairro Brasil. O espaço será alugado nos próximos dias.

Paulo Vinícius

“Todas essas reuniões do Conselho são sempre muito proveitosas, porque nós, enquanto estudantes, acabamos tendo um pouco mais de noção da realidade de como funciona o transporte público na cidade”, observou, ao fim da reunião, Paulo Vinícius Soares, e estudante de engenharia elétrica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Bahia (Ifba), que, no Conselho, representa os universitários. “Estamos aqui sempre, participando ativamente”, disse o estudante.

Como iniciativa voltada para o público estudantil, cabe ressaltar a oferta do transporte escolar tanto para a sede quanto para a zona rural do município. A frota é composta por 165 veículos que fazem, em média, o transporte diário de aproximadamente 10.000 alunos e 1.200 professores. São mais de 200 roteiros atendidos.

A pauta da reunião do Conselho incluiu ainda a importância de se continuar com a fiscalização contra o transporte irregular de passageiros.