A reunião mensal do Conselho Municipal do Meio Ambiente contou, nessa quinta-feira, 25, com a presença do promotor do Meio Ambiente do Estado da Bahia, Carlos Robson Oliveira Leão, e de representantes da 77ª Companhia Independente da Polícia Militar de Vitória da Conquista.

No encontro, realizado na Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, foram tratados alguns assuntos, entre eles a Semana Municipal do Meio Ambiente, que acontecerá no mês de junho, e questões relacionadas com a poluição sonora.

Durante a atividade, o professor do Instituto Federal da Bahia (Ifba), Felizardo Rocha, apresentou algumas informações sobre o projeto de diagnóstico e monitoramento socioambiental da Lagoa das Bateias. “Esse projeto tem como objetivo levantar problemas e apontar possíveis soluções. Neste momento, estão sendo aplicados alguns questionários com pessoas que moram no entorno da Lagoa”, explicou a gerente de projetos da Secretaria Municipal do Meio, Priscila Dantas.

Os presentes avaliaram o encontro de modo positivo. Para o Major Marcelo Souza Lima, a existência do Conselho, formado por diversas representações é muito importante: “É necessária essa união, para que haja um fortalecimento efetivo nas ações ambientais”. E o promotor do Meio Ambiente do Estado da Bahia, Carlos Robson Oliveira Leão, destacou a participação de todos: “Essa foi uma reunião muito produtiva, em que todos tiveram oportunidade de falar sobre os temas apresentados”.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Hudson Castro, destacou a relevância do trabalho do Conselho Municipal. Em sua fala, comentou: “Além das reuniões para discutir pontos importantes e prestar contas, o Conselho do Meio Ambiente deve continuar trabalhando nas políticas públicas da área, com a possibilidade de ajudar até na construção de leis municipais ligadas às questões ambientais”.

Criado em 2001 e formado por membros do poder público e sociedade civil, o Conselho Municipal de Meio Ambiente tem entre suas atribuições definir, aprovar e acompanhar a execução da política ambiental do município. Além disso, ele também incentiva ações de educação ambiental, visando à conscientização e mobilização da comunidade para proteção, conservação e melhoria do meio ambiente.