Reunião tratou do calendário de reposição de aulas na Rede Municipal de Ensino

A reunião do Conselho Municipal de Educação, na tarde dessa quarta-feira, 4, ficará marcada como a primeira a ser realizada na Casa dos Conselhos, espaço que, além de sediar o órgão em questão, abriga também os demais conselhos municipais ligados à Secretaria Municipal de Educação: o da Alimentação Escolar, o do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e os que respondem por cada uma das unidades de ensino do município.

Edgar Larry, presidente do Conselho Municipal de Educação

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Educação, Edgar Larry, as principais qualidades da nova casa são a localização e a facilidade de acesso do público às discussões do órgão. “Facilita não só para os conselheiros, mas principalmente para a comunidade”, avaliou Larry. “Há uma ideia de aproximar o Conselho da comunidade. De colocá-lo não somente no papel de deliberador, fiscalizador, de assessoramento ou até de legislador, mas também de colocá-lo à disposição da comunidade para esclarecimentos e orientações no que for necessário”, acrescentou o presidente.

Ricardo Marques, secretário municipal de Educação

Calendário de reposição – Além de inaugurar o novo espaço de atuação, a reunião dessa quarta-feira também foi o momento em que os conselheiros discutiram a respeito do calendário de reposição das aulas correspondentes aos dias de vigência do recente movimento grevista, na Rede Municipal de Ensino.

Ao fim do debate, chegou-se consensualmente a uma proposta de calendário que garantirá, simultaneamente, o recesso de quinze dias para os professores no meio do ano e o período de recuperação no final do período letivo– além de não ocupar os dias em que houver jogos da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo. “O resultado foi positivo, pois foi discutido em conjunto e a solução foi encontrada por todos os membros”, afirmou um dos conselheiros, o secretário municipal de Educação, Ricardo Marques.