Desenvolvimento Rural
Postado em 4 de outubro de 2013 as 12:23:19
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável promoveu, na noite dessa quinta-feira, 3, no salão nobre da Prefeitura de Vitória da Conquista, mais um encontro para discutir sobre os recursos hídricos da região. A reunião, coordenada pelo presidente do Conselho, Gildásio Silveira, contou com a participação de conselheiros, de representantes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), do coordenador de Obras, Roberto Carvalho, e do vereador Júlio Honorato Filho.
Na oportunidade, o presidente do Conselho Gildásio Silveira informou sobre a realização, prevista para este ano, de um seminário que tratará sobre recursos hídricos. “Será um grande seminário. Discutiremos sobre a Barragem do Rio Pardo, que significa autonomia hídrica para a população da região sudoeste”.O coordenador Roberto Carvalho apresentou o projeto da Barragem do Rio Pardo para os membros do conselho e falou sobre a situação hídrica da região.
Na oportunidade, a representante da Embasa, Maísa Neves, trouxe informações sobre a adutora do Rio Catolé. Orçada em R$ 33 milhões, a barragem está com 15 km de tubulação implantados, de um total de 15,3 km. Após sua conclusão, o equipamento terá capacidade para transportar 300 litros por segundo e garantirá segurança hídrica para o território.“Com 98% da tubulação assentada e 50% da estrutura das estações de bombeamento, a previsão de conclusão deve se confirmar, e, em dezembro, o sistema entrará em pleno funcionamento”, afirmou Maísa.
A próxima reunião será dia 17 e tratará da programação do seminário.