Membros do Cacs Fundeb em recente reunião com o secretário Edgard Larry e equipe da Smed

Já tomaram posse os novos conselheiros do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Cacs Fundeb), tendo à frente Andreza Novais Americano, como presidente, e Cláudia Santos Fernandes, vice-presidente. A posse dos conselheiros ocorreu na última quinta-feira (9). Ao todo, são 34 membros, entre titulares e suplentes, com mandato até o final de 2022.

O secretário Edgard Larry, que esteve presente na posse, comentou a importância dos conselhos, que ajudam no enfrentamento dos muitos os desafios da educação. “Para desenvolver as melhores ações é necessária a participação da sociedade civil organizada. O conselho é importante para o que estamos fazendo e o que pretendemos fazer, com diálogo e transparência no que está sendo planejado. É nosso dever. Vamos juntos vencer os desafios”, afirmou o secretário.

Para Andreza, o Cacs Fundeb tem extrema relevância, porque acompanha e fiscaliza a aplicação do repasse destinado às despesas da educação, principalmente salários dos profissionais. “O olhar que trazemos com a representação das escolas, da Secretaria de Educação, da sociedade civil organizada, é justamente de muita responsabilidade para aplicação do recurso da educação”. Para ela, o desafio é grande, pois há uma nova lei do Fundeb que será estudada, analisada para que a aplicação dos recursos seja feita da melhor maneira possível e dentro da legalidade.