Na manhã desta quarta-feira, 13, tomaram posse, para o exercício de dois anos, novos membros do Conselho do Idoso de Vitória da Conquista. A cerimônia de posse aconteceu no auditório do Centro de Convivência do Idoso, que sedia o Programa Vivendo a Terceira Idade e as reuniões ordinárias do conselho.

Virgínia Coronago

Apresidente do conselho, Virgínia Coronago, agradeceu o privilégio de ter feito parte do conselho até agora. “Aqui nós aprendemos a pensar a velhice de outra forma e entender que a cultura do respeito à pessoa idosa deve começar desde criança. Compreendemos que o respeito ao idoso é parte de uma cultura de valorização da pessoa humana”, declarou. Virgínia aproveitou o momento pra convocar os conselheiros a se envolverem intensamente na causa.

Célia da Silva

A secretária do Conselho, Célia da Silva, ressaltou a importância do conselho para a elaboração de políticas de proteção aos direitos dos idosos. “Nessa manhã, gostaria de incentivá-los a participar ativamente do Conselho do Idoso. O conselho é um órgão que fiscaliza e apoia a Administração no que se refere à política para o idoso”, ressaltou.

Jaimilton Fernandes

Jaimilton Fernandes, que representou o secretário de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, no evento, também chamou a atenção para o papel desenvolvido pelos conselhos e por toda a rede socioassistencial do Município. “A Secretaria de Desenvolvimento Social tem oito conselhos quepraticam um controle social de alta relevância. Essa atuação dos conselhos reflete o exercício do direto da cidadania. O conselheiro, uma vez nomeado, passa a ser um servidor público. Nunca é demais lembrar que as reuniões do conselho devem ser abertas à participação de todos os cidadãos que se interessem”.