A atuação no conselho local de saúde contribui para fortalecer as ações que beneficiam cada vez mais a comunidade. Por isso, é fundamental que os conselheiros locais participem de atividades de formação como a que vem ocorrendo desde o final do mês de setembro. Faz parte dela a visita aserviços públicos de saúde que atendem à população conquistense. Uma dessas visitas ocorreu nessa quinta-feira, 10.

Os conselheiros representantes das unidades de saúde Ademário Pinheiro, CAE II, Pedrinhas e Bruno Bacelar tiveram a oportunidade de conhecer de perto o trabalho de diversos profissionais que atuam no Hospital Municipal Esaú Matos. Logo após, seguiram para a sede do Serviço Móvel de Urgência (Samu 192) e para o Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae). Os conselheiros visitaram ainda o Centro Especializado em Odontologia (CEO) e o Centro Municipal Especializado em Reabilitação Física e Auditiva (Cemerf).

Suzinete Bonfim

De acordo com a assessora do Controle Social, Suzinete Bonfim, o objetivo das visitas é proporcionar aos conselheiros uma vivência com os equipamentos públicos de saúde. “Nós estamos fazendo as visitas por etapa. Nosso objetivo é fortalecer o controle social e qualificar a participação popular no Sistema Único de Saúde. Depois desses, outros conselheiros farão as visitas para entender melhor o funcionamento do SUS”, comentou.

Vitória da Conquista conta com 36 Conselhos Locais de Saúde que atuam de forma intrassetorial e intersetorial, abordando todos os aspectos da vida em sociedade. Por meio deles, a Administração Municipal busca constantemente fortalecer a parceria com a comunidade.