Desenvolvimento Social
Postado em 5 de setembro de 2014 as 16:19:27

As discussões ocorrem no auditório da Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico
Durante dois dias, acontece o I Seminário Territorial de Conselheiros Tutelares e Direitos do Território de Vitória da Conquista. Reunindo conselheiros de 24 municípios da região, o evento tem como objetivo fortalecer os conselhos tutelares e os conselhos de direito, trazendo conhecimentos e permitindo a troca de experiências. As discussões começaram nessa quinta, 4, e seguem até esta sexta-feira, 5, no auditório da Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre).
“Estamos realizando seminários em todo o território do Estado da Bahia e agradecemos à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social por ter abraçado essa ideia e ajudado na realização desse evento, que nos permitiu trazer para Conquista palestrantes de renome para falar sobre o direito das crianças e dos adolescentes e sobre os direitos sociais dos conselheiros”, destacou a presidente da Associação de Conselheiros Tutelares do Estado da Bahia (ACTEB), Antônia Santos.
Com trocas de informações e experiências positivas para o aprimoramento da atuação dos conselheiros, a realização do seminário em Vitória da Conquista também mostra que a cidade é referência no serviço para a região. “O evento apresentou situações da vivência e da experiência dos próprios conselheiros, isso potencializa o trabalho deles, sendo fundamental não só para Conquista, mas para toda a região”, ressaltou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Miguel Felício.
Conselheiro tutelar responsável pela área leste da cidade, Antônio Carlos Ferreira disse que a capacitação continuada dos conselheiros aprimora o trabalho e reforça a importância dos conselhos. “Somos os olhos da sociedade no que tange à violação de direitos das crianças e dos adolescentes, procurando, sobretudo, preservar esses direitos que são fundamentais para a pessoa em desenvolvimento, conforme inserido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, afirmou.
Palestrando sobre o tema Trabalho Infantil, a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Ana Carolina Lima, destacou queé fundamental a permanente capacitação dos conselheiros. “Há muitas situações que são colocadas na vivência do conselheiro tutelar, em que ele não sabe como agir, principalmente, nessa seara trabalhista. Assim, a capacitação é sempre um avanço e um amadurecimento”, avaliou a procuradora.
Durante o seminário, um representante do território de Vitória da Conquista foi eleito para atuar como articulador entre os municípios e a ACTEB.