Na assembleia ordinária, que será realizada na próxima terça-feira, 28, serão empossados os integrantes do recém criado Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Vitória da Conquista, escolhidos pelas entidades da área para a gestão 2013-2014. A posse acontecerá no Centro de Convivência do Idoso, localizado na Praça Tancredo Neves às 9h da manhã

A assembleia dirigida pela secretaria municipal de Desenvolvimento Social vai contar com a presença de organizações civis de representação da pessoa com deficiência que integrarão o conselho. Um dos objetivos sociais do conselho será a elaboração de planos, programas e projetos da política municipal para inclusão da pessoa com deficiência, além de propor as medidas necessárias à sua completa implantação e ao seu adequado desenvolvimento, inclusive as pertinentes a recursos financeiros e as de caráter legislativo.

O conselho será composto de forma paritária, sendo que, entre os 12 membros titulares, haverá representantes das secretarias municipais de Saúde; Desenvolvimento Social; Educação; Cultura, Turismo, Esporte e Lazer; Infraestrutura; e Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico. Haverá ainda representação de instituições de pessoas com surdez ou com deficiência auditiva; de pessoas cegas ou com deficiência visual; de pessoas com deficiência física; mental e dois representantes de entidades socioassistenciais.