Nos últimos quatro anos, a educação fundamental oferecida pelo Município de Vitória da Conquista tem observado avanço significativo, tomando como referência o Ideb, índice criado pelo Ministério da Educação em 2015 para medir a qualidade do ensino público e privado no país.

Depois de ter batido, em 2019, as metas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelas avaliações, a rede municipal repetiu o feito, desta vez registrando os maiores índices tanto nos anos iniciais (até o 5º ano) como nos finais (até o 9º ano) do ensino fundamental entre os 17 maiores municípios da Bahia com mais de 100 mil habitantes, incluindo Salvador. As provas foram realizadas no ano passado e o resultado do Ideb foi divulgado na sexta-feira (16).

Nos anos iniciais (1º ao 5º ano), Vitória da Conquista obteve nota de 5,6, Camaçari ficou com 5,5, Salvador 5,4, e Juazeiro 5,1, os outros 13 municípios do grupo com mais de 100 mil habitantes não conseguiram cumprir a meta do Ideb. Já nos anos finais, os alunos da rede municipal de educação obtiveram desempenho ainda melhor: nota 5,1 para uma meta de 4,6. Camaçari ficou com nota 4,8 e Salvador com 4,7. Dos 17 maiores municípios, apenas os três alcançaram ou superaram a meta definida pelo Inep. (Veja quadro no fim da matéria).

O secretário municipal de Educação, Edgard Larry, ressalta o fato de que o resultado positivo se deu mesmo com as provas de matemática e português terem sido respondidas pelos estudantes das escolas municipais em plena pandemia. “Este resultado é um atesto incontestável do empenho e compromisso dos nossos profissionais, que se mantiveram atentos e aplicados, e dos estudantes, que levaram muito a sério as provas. É uma vitória para ser comemorada de forma prolongada”, afirma Larry, para quem, superar as metas do Ideb é motivo para a Secretaria Municipal de Educação (Smed) continuar buscando a excelência na qualidade do ensino oferecido a crianças e adolescentes do município, conforme preconiza o programa de governo e a orientação da prefeita Sheila Lemos.

A gestora, por sua vez, parabenizou os estudantes e a equipe da Smed e reafirmou seu compromisso de continuar investindo para que Vitória da Conquista tenha uma educação municipal com mais qualidade. “Fico muito feliz por ver o resultado do empenho da secretaria e dos profissionais da educação. O resultado do Ideb saiu no mesmo dia em que eu pude anunciar o atendimento de reivindicações importantes dos professores, como a recomposição do interstício salarial. O governo reafirma o compromisso de valorização dos profissionais e de continuar a investir para darmos uma educação com cada vez mais qualidade aos nossos estudantes”, afirmou Sheila.