Interação foi a palavra de ordem na Ação de Intervenção Integrada, realizada na sede do Conquista Criança na manhã desse domingo, 30. A programação foi aberta com muita música. Apresentaram-se o Coral do Programa, o terno de reis do bairro e a dupla Chico e Chiquinho, pai e filho, que tocaram o forró pé de serra.

Eslange Silva

A ação, realizada pelo Conquista Criança e pela Associação de Moradores do Loteamento Cidade Modelo, teve o objetivo de aproximar a comunidade local da Prefeitura de Vitória da Conquista. “Estamos mostrando todas as ações públicas que existem no município. A comunidade procurou o programa e a partir daí realizamos este projeto, que visa ressaltar também os talentos que existem aqui no Cidade Modelo”, explicou a coordenadora do Conquista Criança, Eslange Silva. “Eu vejo como muito importante para a comunidade o Conquista Criança abraçar esta causa conosco”, declarou o presidente da Associação de Moradores, Edmundo de Sousa.

Edmundo de Sousa

Além de poder apreciar as atividades desenvolvidas no programa como a percussão e a capoeira, os moradores receberam informações sobre o Cras, Creas, Bolsa Família e Pronatec, serviços ligados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; e realizaram teste de glicemia e aferição de pressão, serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde.

A Secretaria de Meio Ambiente também participou da ação, com a palestra “Educação Ambiental e Consumo Consciente”. Ainda houve um torneio de futsal e brinquedos para a alegria da criançada.

Moradora há 14 anos do Cidade Modelo, Nólia Cindia, após realizar o teste de glicemia e apreciar o Coral do Conquista Criança, afirmou: “Através destes encontros nos enriquecemos tanto no espírito como no conhecimento, ouvindo este coral e sabendo do que se passa na Prefeitura”.

Nólia Cindia

Homenagem – Dona Elenita Matos dos Santos, 68, e seu filho Sondevaldo Matos Santos, conhecido como Son, foram homenageados pela Associação de Moradores. Dona Elenita canta reis desde os 12 anos e no Cidade Modelo incentiva a preservação do reisado há 15 anos.

Já Son era servidor municipal há cerca de 15 anos e faleceu aos 45 anos, vítima de um acidente automobilístico em outubro do ano passado. O presidente do Movimento Unificado, Lucas Hipólito, que atuou junto com Son à frente da associação de moradores do loteamento, relatou: “Son era uma pessoa que sempre ajudou a todos, não só a comunidade, por isso é merecida esta homenagem, pois temos que honrar todas as lideranças de Vitória da Conquista”.

Miguel Felício

O atual secretário municipal de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, também falou a respeito do servidor, com o qual trabalhou enquanto secretário de Serviços Públicos: “Son era uma pessoa competente, compromissada e com a sensibilidade muito grande frente aos seus colegas e à sua comunidade”.

Também participou do evento o gerente municipal de Administração Escolar Urbana, Vilanei Lázaro Chaves.