A culminância do projeto “Conhecendo e valorizando a nossa história”, desenvolvido com 100 estudantes do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Virgílio Ferraz de Oliveira, do Círculo Escolar Integrado de Veredinha, aconteceu nessa terça-feira, 22. Durante o evento, quetambém contou com a participação da comunidade, foi realizada uma Feira Cultural na unidade escolar.

O projeto incentivou o resgate, a documentação e o respeito à história da comunidade de Lagoa de Melquíades e Amâncio, além de valorizar a diversidade cultural da localidade. Todas as atividades desenvolvidas contribuíram para o aprendizado dos alunos acerca da comunidade e da vida dos fundadores da região, bem como fortaleceu a identidade e a diversidade cultural, promovendo o desenvolvimento social.

A comunidade Lagoa de Melquíades e Amâncio é um remanescente de quilombo, localizada a 60 km do município de Vitória da Conquista, e foi fundada pelos ex-escravos Melquíades e Amâncio, que receberam uma doação de terras de Joana, mãe de criação deles e dona de muitas terras da região.