Como forma de detecção precoce do glaucoma, considerado a terceira causa de cegueira no Brasil e segunda no mundo, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza mutirões para combater os danos causados pela doença. A iniciativa acontece desde maio de 2012, nas unidades de saúde da zona rural e urbana.

O glaucoma é caracterizado pelo aumento da pressão intraocular (PIO), que provoca lesão do nervo óptico. Geralmente, atinge os dois olhos e é hereditário, ou seja, os parentes em primeiro grau têm dez vezes mais chances de desenvolver a enfermidade. Segundo critérios do Ministério da Saúde, o glaucoma faz parte do grupo de doenças crônicas que afeta 2% da população geral. A incidência é ainda maior em indivíduos com diabetes, hipertensão arterial, olho único, miopia, histórico familiar, de raça negra e com mais de 40 anos e principalmente após os 70 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde garante o tratamento para os pacientes portadores de glaucoma, com consultas com médico especialista, exames diagnósticos e dispensação de colírios e, em alguns casos, cirurgia. Atualmente, existem em Vitória da Conquista dois prestadores credenciados ao SUS que atendem aos pacientes, com agendamento feito pela Central de Marcação de Consultas e por meio das unidades de saúde.

Confira abaixo o cronograma de mutirões do mês de março: