Com a eleição de delegados para a etapa estadual e escolha de propostas que serão encaminhadas às instâncias municipal, estadual e federal foi encerrada, na tarde desta sexta-feira (30), a 4ªConferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. Organizada pela Prefeitura de Vitória da Conquista, em articulação com o Conselho Municipal da Diversidade Sexual e de Gênero (CMDSG), a iniciativa reuniu mais de 100 pessoas para debater as políticas públicas voltadas para a diversidade sexual e de gênero.

O coordenador de Políticas de Promoção da Cidadania e Direitos de LGBT, José Mário Barbosa avaliou a conferência de modo positivo. “Nós percebemos que os coletivos e os serviços sociais estão participando com bastante ênfase, entendendo que esse é o momento para a gente construir a política pública, e tomar isso para o estado e também para a união federal”, explicou. José Mário ressaltou ainda que isso é uma garantia de que o Governo Municipal está interessado em promover os direitos da comunidade em todas as áreas, inclusive na saúde e na educação.

Durante a conferência, que teve como tema “Em Defesa da Democracia e dos Direitos LGBTQIA+: Fortalecimento das Políticas Públicas no Território de Vitória da Conquista”, foram discutidos quatro eixos temáticos, entre eles, o enfrentamento à violência LGBTQIA+ e o trabalho digno e geração de renda para a população LGBTQIA+. Para a presidente do Conselho de Diversidade Sexual, Isadora Oliveira, a conferência foi mais um espaço para o diálogo e para pensar a viabilidade de propostas que assegurem direitos para a comunidade LGBTQIA+ em suas especificidades.

Participante da conferência, Tiêta Rodrigues espera que o que foi debatido e aprovado seja executado da melhor forma possível, inclusive no que diz respeito aos direitos ligados à saúde e segurança.

A 4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ na Bahia acontecerá de 4 a 6 de agosto de 2025, em Salvador. Já a etapa federal será realizada em Brasília, nos dias 21 e 25 de outubro.