A Conferência Municipal de Educação começa hoje e as inscrições continuam abertas para você participar, através do link http: smed.pmvc.ba.gov.br/conferencia/. Com o tema “Em defesa da educação universalizada e socialmente referenciada”, a abertura acontece nesta terça-feira (7), às 17h na Câmara Municipal de Vitória da Conquista. Haverá a composição da mesa e a palestra com o professor Emérito da Universidade Federal de Goiás, diretor institucional da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae) e membro da Coordenação Executiva do Fórum Nacional Popular de Educação, Luiz Fernandes Dourado.

Para o secretário de Educação, Edgard Larry, “a Conferência Municipal de Educação é um evento importante porque possibilita reflexões e debates sobre a educação de nosso município, inclusive, o aprimoramento no Documento Referência que legitimará a busca do cumprimento das metas que constam nos eixos dos instrumentos orientadores, em nível estadual e nacional”.

A coordenadora do Fundo Municipal de Educação (FME), professora Talamira Taita Rodrigues Brito, explica que a Conferência Municipal de Educação é também chamada de pré-conferência da Conferência Estadual de Educação (COEED). “Cabe aos municípios, através do Fórum Municipal de Educação, convidar toda a sociedade civil organizada para refletir sobre os eixos apresentados pelas conferências estaduais à luz das nacionais e assim propor alterações no ‘Documento Referência’ que possam traduzir os anseios e ideias sobre o futuro da educação e por sua vez, o futuro dos Planos Decenais de Educação”, explicou.

Na quarta-feira (8), a programação prossegue no CAP da Uesb, quando acontece os seis eixos de discussão. Talamira destaca outra ação muito importante nesta data, é a eleição de Delegados que devem participar atividade da Conferência Estadual de Educação representando o que o município defendeu em sua conferência sobre o “Documento Referência”. Eles são escolhidos durante sessão específica para este fim constante na programação da conferência.

 

Confira a programação:

07/12/2021

17:00 Recepção

18:00 Momento Cultural
18:30 Solenidade de Abertura
Hinos
Composição & Pronunciamento da Mesa

19:30 Leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência Municipal de Educação

20:00 Conferência de Abertura

20:30 Apresentação e orientações sobre os Eixos Temáticos e o trabalho que deverá ser desenvolvido entre os grupos durante o dia 08.12.21.

21:00 Encerramento

 

08/12/2021

08:00 às 12:00
a) Atividades dos Grupos de Trabalhos (GT’s) dos 6 Eixos Temáticos
b) Inscrição nos grupos de trabalho dos candidatos a delegados por segmento junto à COEED

13:30
a) Reunião dos Coordenadores e relatores dos Gt’s para organização do documento final

14:30
a) Plenária de apresentação dos encaminhamentos do GT’s
b) Votação das propostas dos GT’s

16:30
a) Apresentação das Candidaturas para Delegados
b) Eleição dos Delegados para representar o Município de Vitória da Conquista na COEED

17:30
a) Mesa de Encerramento