Chegou ao fim na tarde dessa quinta-feira, 8, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social realizada no auditório do Centro Municipal de Atendimento Especializado (Cemae). De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, a conferência superou as expectativas de público, totalizando 208 delegados presentes, 73 observadores e 198 ouvintes, além de diversos convidados que não se credenciaram.

Miguel Felício

“A conferência foi um sucesso, mobilizou a comunidade e isso é muito importante, porque é um espaço democrático de fazer valer as propostas da sociedade”, comentou Miguel.

Jaimilton Fernandes

O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Jaimilton Fernandes, considerou a conferência como um espaço vitorioso de construção democrática. “A conferência tem essa intenção e nesse sentido o município tem participado efetivamente dessa construção, reafirmando, enquanto ente federado, sua ativa participação e se comprometendo com a ferramenta do controle social”, explicou.

Cleusa dos Santos

A usuária dos serviços do Cras do Jardim Valéria e delegada da sociedade civil na conferência, Cleusa dos Santos, avaliou o encontro como positivo. “Acho importante o município ouvir a nossa opinião”, afirmou.

O encontro teve o objetivo de analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Foram elaboradas três propostas por cada um dos seis eixos temáticos que abordavam aspectos do cofinanciamento obrigatório da assistência social, a gestões do SUAS e dos serviços, programas, projetos e a regionalização. As 18 propostas elaboradas durante a conferência, serão encaminhadas para o Conselho Estadual de Assistência Social (Consea).

Ao final das aprovações das propostas e moções, foram eleitos oito delegados, sendo quatro da sociedade civil e quatro do poder público, para representar o município na etapa estadual da Conferência da Assistência Social, que acontecerá em setembro, na cidade de Salvador.