Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
Postado em 4 de agosto de 2013 as 21:05:54
A IV Conferência Municipal de Cultura foi um momento de grande enriquecimento do debate em torno da cultura na cidade de Vitória da Conquista. Durante a tarde deste domingo, 4, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, os participantes discutiram os eixos temáticos “Implementação do Sistema Municipal de Cultura” e “A cultura no município: produção simbólica, cidadania e desenvolvimento” em cinco grupos de estudo.
Para o secretário municipal de Cultura, Gildelson Felício, a conferência foi um momento importante de diálogo com a comunidade artística acerca da política cultural que o município desenvolve. “Os grupos puderam discutir entre si e, ao final, aprovaram as propostas que vão colaborar com o fortalecimento do nosso sistema municipal de cultura. Propostas estas que o Governo deve vir a priorizar, além daquelas que já são realizadas”, explicou.
Na oportunidade, os participantes ressaltaram a importância do evento que visou fomentar a discussão sobre a cultura conquistense. “A conferência dá voz à sociedade civil e a aproxima do poder público. É a partir dela que temos a oportunidade de apresentar as demandas dos artistas locais. É um espaço muito vantajoso, porque vai trazer políticas para consolidar a cultura no município”, disse a produtora cultural, Gisele de Assis.
A produtora da Companhia Operakata de Teatro de Vitória da Conquista, Kétia Prado, também avaliou a conferência como uma iniciativa positiva. “O Plano Nacional de Cultura está vindo como uma grande promessa de revolução. Vitória da Conquista está conseguindo acompanhar isso e é muito importante. A conferência é o meio que temos para buscar, implementar e executar as propostas, atendendo as necessidades do município”, relatou.
Lindinalva Rodrigues, que é educadora ambiental, fez questão de levar a filha, Monique Rodrigues Lemos, para participar do evento e se informar um pouco mais sobre o assunto, pois a jovem fará um trabalho escolar que abordará a temática abordada na conferência. “Foi um espaço bastante produtivo, onde os grupos sociais envolvidos com a cultura puderam participar e falar acerca das necessidades do município na área da cultura”, afirmou.
Ao final das discussões e aprovações das propostas, foram eleitos cinco delegados da sociedade civil para representar o município na Conferência Territorial, que acontecerá nos dias 24 e 25 de agosto, em Vitória da Conquista, reunindo em média 21 municípios, e para a etapa Estadual, marcada para o mês de novembro.