A II Conferência de Saúde Mental de Vitória da Conquista será realizada nesta quinta (7) e sexta-feira (8), por transmissão ao vivo noYoutube pelo canal oficial da Prefeitura, com o tema “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) convoca toda a população de Vitória da Conquista para participar da programação, que começará a partir das 8h da manhã nos dois dias. Na oportunidade, os delegados eleitos nas pré-conferências levarão as propostas dos quatro eixos temáticos discutidos nos encontros realizados ao longo do mês de março, para que sejam discutidas e votadas por representantes civis e do poder público.

As propostas elaboradas nas pré-conferências são dos seguintes eixos: Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do sus: universalidade, integralidade e equidade; Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

A Conferência tem o intuito de ser um espaço democrático para que toda a sociedade possa colaborar para a construção de políticas públicas de saúde mental que propiciem o avanço e melhoria dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do município para os usuários, além de buscar novas formas de financiamento para esses serviços.

Usuários, trabalhadores, gestores, conselhos locais de saúde, prestadores do Sistema Único de Saúde (SUS), secretarias municipais e órgãos governamentais, são convidados a fazerem parte da construção desse debate na Conferência.