O produtor musical Miguel Côrtes logo cedo se foi. Tinha 43 anos, mas parecia mais jovem. Promovia o som alternativo, realizando eventos e apresentando o programa de rádio “Som da Tribo”. Mas o espírito underground (fora dos padrões comerciais) continua vivo. Quase um ano depois de seu falecimento, a Prefeitura de Vitória da Conquista criou o “Concurso Miguel Côrtes”, que selecionou oito bandas locais para participar do Festival da Juventude – Ano II.

Dezenove bandas se apresentaram para apreciação dos jurados e do público jovem na Praça 9 de Novembro nas noites dessa quinta, 2, e sexta-feira, 3. O samba, o reggae, o rap estiveram presentes, mas o que predominou foi o estilo sessentão de espírito jovem – o rock’roll – o predileto de Miguel.

Maurício Sena, jurado e músico conquistense

Durante a entrega dos troféus, o secretário municipal de Comunicação, Ricardo Marques, falou sobre a homenagem prestada a Miguel. “Ele foi o cara que o tempo todo trabalhou a cena local, motivou todo mundo no Som da Tribo e por isso um dos troféus vai para a sua família”, declarou.

Para o músico e jurado da noite, Maurício Sena, que conviveu com Miguel durante anos, a ideia do concurso foi feliz, “pois se torna um espaço de cultura e de divulgação das bandas e foi uma homenagem mais que merecida a Miguel, um sinal de agradecimento póstumo pelo que ele vez em Conquista”.
Maurício lembrou que o homenageado foi um agitador cultural que ajudou várias bandas conquistenses a nascerem e crescerem. “Ele foi uma espécie de bandleader sem banda, uma pessoa que acabou liderando um grupo enorme de pessoas, não só em Conquista como na região, com bandas que ganharam estradas. Temos que parabenizar a Prefeitura pela ideia do concurso e por homenagear Miguel Côrtes”, acrescentou o jurado.
O MC do Complexo Ragga, Jhonny Ranks, disse que para ele foi uma honra receber esse troféu: “Estamos muito felizes em receber este troféu que traz o nome de Miguel Côrtes e estamos fazendo essa vibração em nome dele, porque eu sei que de onde ele estiver vai estar feliz por a gente estar aqui porque ele era um grande amigo meu”.
As bandas classificadas além de participar do Festival da Juventude receberão premiação no valor de R$ 2 mil reais, para as cinco primeiras colocadas, e de R$ 1 mil, para as demais.