Educação
Postado em 13 de março de 2023 as 13:42:28

Prefeita Sheila Lemos, secretário Edgard Larry e presidente da Câmara de Vereadores, Hermínio Oliveira com diretora e crianças da escola
A comunidade quilombola de Corta Lote, no distrito de São João da Vitória, estava em festa na manhã desta segunda-feira (13). E não era para menos, o Governo para Pessoas atendeu ao pedido da comunidade e entregou completamente reformada a Escola Municipal Padre Luiz Soares Palmeira, onde estudam 53 alunos da educação infantil (4 e 5 anos) ao 5° ano.
A última reforma na unidade foi em 2012, agora, a escola passou a contar com um pátio, com piso de alta resistência e cobertura metálica, depósito para merenda, forro nas salas, revestimento nos sanitários, grades de proteção, corrimãos, portão, pintura lúdica e nova pintura geral e até anfiteatro. Além disso, as lousas foram substituídas, o muro recuperado e as instalações elétrica e hidráulica e do telhado revisadas.
O investimento total na obra foi de R$ 270 mil. Esta é a 61ª escola totalmente revitalizada a ser entregue pela gestão, o que demonstra o compromisso da prefeita Sheila Lemos com a melhoria constante na infraestrutura educacional de crianças, jovens e adultos atendidos pela Rede Municipal de Ensino.
“Estamos conseguindo fazer uma educação de verdade, uma educação que verdadeiramente ensina porque só assim vamos mudar a realidade do nosso município. Já avançamos muito na educação, estão aí os indicadores que mostram isso. E obter essa conquista não é para toda cidade, é para aquela que verdadeiramente tem o cuidado de fazer uma educação de qualidade e isso nós conseguimos fazer e vamos continuar”, destacou Sheila.
A prefeita lembrou ainda que o compromisso de reformar a escola foi assumido durante uma reunião que a gestora teve na comunidade para ouvir as demandas locais. “O compromisso foi firmado e fizemos até mais do que havíamos imaginado no princípio e hoje estamos entregando essa linda escola para a população”, reforçou Sheila.
- Iraci Sena
- Cíntia Maria
- Fernanda Ferreira
Quem estava presente na reunião citada pela prefeita foi a presidente da Associação de Moradores do povoado de Corta Lote, Iraci Sena. “Por isso, o dia de hoje é uma alegria que não está cabendo no coração, principalmente, porque quem presenciou a nossa escola antigamente e hoje estar nessa situação é lindo demais de se ver. Então, quero agradecer a prefeita e ao secretário por olharem pra gente com esse olhar de carinho e ter atendido nossa demanda”, disse.
A diretora do Círculo Escolar Integrado (CEI) de São João da Vitória, do qual a escola faz parte, Cíntia Maria da Cruz, tomada pela emoção também festejou a requalificação da unidade. “Essa escola não deixa a desejar para muitas escolas particulares de Vitória da Conquista. Quem conhecia essa escola sabe que, outrora, nossos alunos brincavam no sol escaldante e na terra solta, que na cozinha mal cabia a merendeira e o fogão, e hoje nós temos uma estrutura digna, uma estrutura de quem verdadeiramente acredita e investe na educação”, assegurou.
Para a representante dos pais de alunos, Fernanda Ferreira, é motivo de satisfação saber que a filha Lavínia, 4 anos, que ingressou na escola este ano já vai desfrutar das novas instalações. “Essa escola estava praticamente abandonada e hoje estamos aqui comemorando. É uma alegria imensa, uma honra saber que minha filhinha vai em seu primeiro aninho escolar, estudar aqui, nessa estrutura nova e encantadora. E eu sei que vamos conquistar mais coisas juntos”, enfatizou.
O titular da pasta, Edgard Larry, aproveitou a oportunidade para pedir que a comunidade cuide da escola que, segundo ele, “é o bem mais precioso que ela possui” e enfatizou que os investimentos feitos pela gestão municipal na Rede Municipal de Ensino seguem. Inclusive, a Escola Municipal John Kennedy (no povoado de Poço Verde), outra unidade integrante do CEI de São João da Vitória, também será beneficiada, em breve, com melhorias, como a instalação do piso de alta resistência e de forro, conforme autorizado pela prefeita.
Prestigiaram o evento, que contou com a apresentação dos alunos e professores do projeto de leitura da escola e de homenagens à prefeita e ao secretário Edgard Larry, secretários municipais, entre outros gestores; membros do Conselho Tutelar Rural; o tenente-coronel da 92a Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Eduardo Moreira; o presidente da Câmara Municipal, Hermínio Oliveira e os vereadores Edjaime Rosa, subtenente Muniz, Dinho dos Campinhos e Nildo Freitas.