A 13ª plenária do Orçamento Participativo (OP) 2013, oitava da zona rural, aconteceu no povoado de Caiçara, na tarde desse domingo, 17, e contou com a presença de mais 70 pessoas. Mais uma vez, os moradores tiveram a oportunidade de ser informados sobre as ações do Governo Municipal nos últimos dois anos e fazer novas reivindicações para melhorar as condições de vida em suas localidades.

Carmenzita Moraes

“Acho importante porque só assim a gente pode levar ao conhecimento as coisas que nos faltam, que a gente tem necessidade, e também saber de tudo que já foi feito”, explica a moradora do povoado de Caiçara, Carmenzita Moraes de Oliveira.

Vitória Pacheco

A plenária também contou com a participação de moradores do povoado de Lagoa Francisco das Chagas, como Vitória Pacheco das Chagas, que destacou as mudanças ocorridas em sua localidade depois das reuniões do OP. “Na nossa região, já tiveram muitas melhorias, como a reforma das escolas, manutenção das estradas. Hoje, com essas reuniões, a gente tem mais facilidade de entrar em contato com a Prefeitura, por isso eu sempre digo para as pessoas que é muito importante a gente participar do OP”, salientou.

Durante o encontro, os representantes das secretarias de Agricultura, Educação e Saúde esclareceram as dúvidas sobre as questões referentes a cada secretaria. “Acho muito importante o espaço do OP, pois este é mais um momento em que entramos em contato com a comunidade, ficamos sabendo de suas dificuldades e divulgamos as nossas ações”, explica a coordenadora da Diretoria de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Natália Públio.

Natália Públio, coordenadora da Diretoria da Atenção Básica

Até o momento, as plenárias do OP já elegeram quase 100 delegados. Na plenária do Caiçara, foram eleitos sete delegados, sendo dois de Lagoa de Francisco das Chagas e cinco de Caiçara. “O OP é uma marca do Governo Participativo, uma escola em que todos aprendem como o dinheiro público deve ser investido. Esperamos que no dia 8 de junho nós possamos contar com a participação de todos os delegados eleitos nas mais de 60 plenárias programadas”, ressaltou o gerente de Mobilização do OP, Josezito Ferreira.