Entre 2011 e 2012, mais de 300 açudes e aguadas passaram por um processo de limpeza e ampliação

Açude situado na localidade de Cainana

O açude situado na localidade de Cainana, próximo ao povoado de Olho d’Água dos Monteiros – região do distrito de Bate-Pé, conhecida pela forte presença do bioma Caatinga – foi construído há mais de 25 anos. No segundo semestre de 2012, passou por um intenso processo de revitalização, executado pela Prefeitura de Vitória da Conquista. O serviço deixou-o mais largo e profundo, o que aumentou sua capacidade de acumulação para algo estimado em cerca de 30 milhões de litros de água.

Levado a “sangrar” por causa das chuvas que caíram sobre a região no fim de 2013, o reservatório beneficia entre 30 e 40 famílias da região de Cainana e garante a sobrevivência de muitas pessoas, como Romilda Aguiar, que mora no povoado há quase vinte anos. A água que ela retira do açude serve para tomar banho, lavar a louça, limpar a casa e molhar sua produção de hortaliças.

Romilda Aguiar

Em casa, Romilda cria alguns porcos e galinhas e cultiva uma horta que contém couve e alface, entre outros tipos de hortaliças. A produção é comercializada por ela na feira-livre de Bate-Pé, junto com os biscoitos caseiros que ela também fabrica em casa. Boa parte de sua renda familiar, portanto, provém desse reservatório. “Antes, o açude era muito mais raso. Agora, ficou bem melhor”, observou Romilda na tarde de sexta-feira, 17, enquanto apanhava água no local. Assim como os demais moradores beneficiados, ela bombeia água para sua casa através de mangueiras, por gravidade.

Wilton Ferreira

‘Água é vida’ – “Essa água é uma das coisas mais importantes para esta comunidade”, registra o agente comunitário de saúde Wilton Ferreira, que vive em Olho d’Água dos Monteiros e conhece o açude desde que foi construído. Segundo ele, o trabalho de revitalização feito pela Prefeitura foi fundamental para que os moradores da região pudessem se beneficiar. “O Governo Municipal sempre olhou para o homem do campo”, diz. “Você sabe que água é vida. Toda quantidade de água é benefício e evolução para a comunidade”.

Convênio – A ampliação do açude da Cainana foi possível graças a um convênio firmado entre a Prefeitura de Vitória da Conquista e o Governo Estadual, em 2012. O acordo permitiu a ampliação de outros quatro açudes, localizados nas fazendas Estrela, Deus Dará, Baixa do Cocá (região de José Gonçalves) e Motas (que, como Cainana, localiza-se no entorno de Bate-Pé).

‘Trabalho sério’ – Além dos cinco açudes previstos pelo convênio, a Prefeitura realizou, paralelamente e com recursos próprios, a limpeza e a ampliação de mais de 300 açudes e aguadas na zona rural do município, entre 2011 e 2012. Esse serviço precedeu a atual orientação do Governo Municipal, que prioriza a construção de novas barragens de médio porte, com capacidade para armazenar entre 50 e 60 milhões de litros de água e beneficiar diretamente dezenas de famílias. “O mais interessante é que, hoje, todas essas aguadas estão cheias. Isso é o reflexo de um trabalho sério, realizado pela Administração Municipal desde 1997”, comentou o secretário municipal de Agricultura, Odir Freire.