A tarde desta quinta-feira, 28, foi especial para educandos, famílias e funcionários do Centro de Referência de Assistência Social (Cras VI). É que foi realizado o lançamento do Jornal Arte em União do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo. O jornal, produzido por adolescentes e jovens atendidos pelo Cras, tem como objetivo desenvolver a criatividade, a ludicidade e a autonomia dos participantes, fazendo com que eles se vejam como protagonistas da sua própria história.

A coordenadora do Cras, Carla Mascarenhas, explicou que o jornal faz parte do planejamento de ações elaborado no início do ano. “Os educadores sociais e as técnicas que dão assistência ao grupo de convivência e fortalecimento de vínculos trabalharam nesse material, junto com os jovens, no sentido de dar voz a eles”, explicou.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, essa ação deve ter continuidade. “Trata-se de um trabalho educativo e que valoriza a autoestima desses jovens e adolescentes. É uma iniciativa muito interessante e que deve ser repetida e aperfeiçoada a cada dia”, enfatizou.

Ramon Sena

Os jovens que participaram da confecção do jornal falaram da alegria e do aprendizado que tiveram. Para Ramon Sena , 18 anos, “o jornal mostra as notícias da nossa comunidade, daquilo que está perto da gente”.

Michael Jordan Rocha, 19 anos, completou: “Podemos também divulgar mais o trabalho feito pelo Cras”.

Michael Jordan Rocha

Já Alexssandro Souza, 15 anos, que mora no loteamento Veloso, destacou outras atividades do centro: “Aqui temos percussão, capoeira e muitos profissionais que nos orientam e nos atendem em nossas necessidades”.

Alexssandro Souza

O Cras VI atende aproximadamente 17 localidades. O serviço funciona das 8h às 12h e das 13h às 17h e está localizado na Rua Bela Vista, nº 6, bairro Panorama.