Com a participação da comunidade e de autoridades municipais, a Prefeitura de Vitória da Conquista entregou nesta quarta-feira, 14, o Posto de Saúde de Ribeirão do Paneleiro, que atenderá mais de 85 famílias dessa localidade e dos povoados vizinhos. São eles: Assentamento Carlos Mariguela, Batalha e Lagoa do Arroz.

Para construção do posto, a Prefeitura contou com a colaboração das moradoras Alice Rodrigues de Oliveira e Maria das Graças Gonçalves de Oliveira, mãe e filha, que doaram o terreno. “Não pensamos duas vezes quando nos pediram esta área para construção. Agora o atendimento aqui vai ser bem melhor”, ressaltou Maria da Graça, filha de Alice.

Maria das Graças Gonçalves de Oliveira e Alice Rodrigues de Oliveira

Durante a entrega do posto, o prefeito Guilherme Menezes agradeceu a boa vontade da família de Maria das Graças pela doação e lembrou os investimentos na área de saúde. “Estou feliz de estar aqui neste momento de entrega do posto de saúde. Já são mais de 23 postos entregues a comunidades rurais, promovendo a melhoria na saúde de todos”, salientou.

Construído com recursos próprios do Município, o Posto de Saúde de Ribeirão do Paneleiro conta com uma infraestrutura composta por sala de espera, expurgo, sanitários e dois consultórios. “Esta é uma das 11 unidades que estamos entregando para população da zona rural, o que demonstra a preocupação do Governo com a melhoria da saúde da comunidade, não só da zona urbana, mas também da zona rural”, afirmou o vice-prefeito, Joás Meira.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Ricardo Babão, destacou a importância do Legislativo para organização de uma cidade. “Tenho orgulho deste momento, de ver investimentos que chegam ao homem do campo, porque faço parte de uma Câmara que apoia todos os projetos que transformam a vida de todos para melhor”.

Betânia Martins

Para a enfermeira da Unidade de Saúde CAE II, Betânia Milena Martins, que acompanha a comunidade, o posto é um grande benefício para todos. “Acredito que não só a comunidade esteja sendo beneficiada, mas também a equipe de saúde, que terá melhores condições de atendimento”, ressaltou.

Maria Elza de Oliveira

A artesã Maria Elza de Oliveira aproveitou a oportunidade para agradecer. “Este posto é uma bênção, sei que a nossa saúde vai melhorar muito, porque agora os profissionais terão um local adequado para o atendimento”, declarou.

Margarida Aparecida

Segundo a conselheira do Orçamento Participativo, Margarida Aparecida Gomes, “este é um sonho realizado pela comunidade, que se uniu e conquistou a construção deste posto, solicitando de forma participativa a Administração Municipal”.

O agente comunitário Edelson dos Santos Nascimento, que a acompanha as famílias da região há três anos, acredita que o posto facilitará o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Agora o médico estará mais próximo daqui”.

Edson dos Santos

Na próxima sexta-feira, 16 , às 15h, será entregue o Posto de Saúde da comunidade de Baixa do Muquém, que beneficiará também os moradores de Baixa do Cocá, Lagoa de Mulatinho e várias fazendas da região.