O fim de tarde dessa terça-feira, 25, foi de alegria para os moradores do povoado de Baixa da Porteira. Isso porque a Prefeitura Municipal entregou o posto de saúde que atenderá a localidade. O equipamento foi construído com recursos próprios do Município e conta com uma estrutura de consultórios, sala de espera, depósito e sanitários.

Para Vitória Freitas, que há 14 anos cuida da saúde da comunidade local como agente comunitária de saúde, a entrega do posto foi motivo de grande alegria. “Agora, com o posto vai ser melhor, ficaremos melhor acomodados durante as consultas”, ressaltou.

A médica da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Veredinha, que atende a comunidade, Magaly Perez Lopez enfatizou: “temos de comemorar esta vitória que é a conquista desse espaço”. A médica cubana atua no distrito de Veredinha, do qual o povoado da Baixa da Porteira faz parte, desde novembro de 2013.

Um dos representantes da comunidade de Baixa da Porteira, Josefino Alves, mais conhecido como Zifa, também fez questão de ressaltar a importância do posto para a comunidade. “Esta era uma obra desejada pelo povo daqui, nós estamos muito felizes com a entrega hoje”, celebrou.

Para a construção do posto, a Administração Municipal contou com a colaboração de Gerson Fernandes, que doou o terreno em que o equipamento foi edificado. “Fiquei sabendo em uma reunião que para construir o posto a Prefeitura só precisava de um terreno, então não tive dúvidas e doei o espaço para o bem de todos nós”, revelou Gerson.

Esse engajamento tanto de Gerson quanto da agente comunitária de Saúde, Vitória Freitas, que cedia o espaço anteriormente utilizado para o atendimento, foi reconhecido pelo prefeito Guilherme Menezes. “Estas são duas pessoas importantes, que nos auxiliaram para que o atendimento em saúde chegasse até aqui”, destacou.