Formação para os servidores da Educação Infantil sobre Comunicação Não Violenta

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu a primeira formação do ano voltada para servidores da Educação Infantil, com o tema Comunicação Não Violenta (CNV). Esta semana, o público-alvo foi os monitores e, na próxima, será a vez dos coordenadores, professores e gestores. O encontro aconteceu na Biblioteca Municipal José de Sá Nunes.

Professora Ronilda Rodrigues

A professora Ronilda Rodrigues, da Coordenação de Educação Infantil do Núcleo Pedagógico da Smed, informou que se trata de uma temática pensada para essa primeira formação, com o intuito de aproveitar a entrada dos novos servidores da pasta e reforçar o diálogo da rede: “Escolhemos esse tema como primeira formação porque o diálogo precisa ser discutido e respeitado. As crianças precisam ser respeitadas. Também, nós, na interação com os colegas, precisamos desse diálogo mais aberto, objetivo e cuidadoso”.

Ronilda acrescentou que a formação também trata da proposta pedagógica da educação infantil da rede de ensino. “Estamos dialogando como a educação precisa ser conduzida, tendo como referência o curricular nacional para educação infantil e também o curricular municipal, sob os quais pautamos nossas ações durante todo o ano”, explicou.

Edgard Larry

O secretário municipal de Educação, Edgard Larry, destacou a importância da Smed realizar o aperfeiçoamento constante dos servidores escolares. “Sempre há uma temática nova, atualizada. Com as formações, ajustamos na nossa rede, ofertando o que há de melhor para nossos alunos. Este ano, a temática da Comunicação Não Violenta está sendo enfatizada para que tenhamos relações respeitosas e, assim, com certeza, resultados ainda melhores”.