Desenvolvimento Social
Postado em 21 de dezembro de 2024 as 09:00:18
Dois dias após receber o Prêmio Prioridade Absoluta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a prefeita Sheila Lemos visitou, na tarde desta sexta-feira (20), o Complexo de Escuta Protegida, no Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente. Portando a premiação e o certificado, a prefeita agradeceu os servidores envolvidos diretamente no trabalho realizado no Complexo e que tornaram Vitória da Conquista referência nacional na proteção de crianças e adolescentes. O município ficou em primeiro lugar na categoria “Poder Executivo” do eixo “Medidas Protetivas”.
Ao seguir o Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense, o Complexo conta com uma equipe especializada que proporciona um ambiente acolhedor, evitando que as crianças sejam revitimizadas e expostas ao relatar a violência que sofreram diversas vezes a vários órgãos.
Durante a visita, a prefeita Sheila Lemos recordou os desafios para a implementação do Complexo, realizado no contexto de pandemia da Covid-19. Ela celebrou o reconhecimento por parte de órgãos nacionais e internacionais, que atesta a consolidação das políticas de proteção à infância em Vitória da Conquista. “Basta que tenhamos vontade política e sensibilidade para trazer todos os atores para trabalharem juntos, sem um ter mais protagonismo do que o outro”, declarou Sheila.
A prefeita enfatizou ainda que o prêmio é uma conquista coletiva, fruto do trabalho interdisciplinar que envolve o Ministério Público, o Sistema Judiciário, os conselhos tutelares e toda a rede de proteção. “Queríamos que não fosse necessário ter uma rede de apoio, que nenhuma criança passasse por qualquer tipo de violência. Mas enquanto essa não é a realidade, precisamos priorizar a proteção das nossas crianças. Aqui em Vitória da Conquista, elas têm essa rede de apoio”, complementou.
O secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, também participou da visita e destacou a importância dos profissionais que atuam no Complexo que, desde a sua inauguração, já promoveu 411 audiências. “Estamos celebrando, junto com nossa equipe, os avanços que a cidade vem vivenciando, mas, principalmente, como este lugar tem transformado trajetórias de vida no nosso município”, afirmou Michael.
Para Ramon Oliveira, entrevistador Forense do Complexo, o reconhecimento do trabalho realizado estimula ainda mais o compromisso da equipe. “Nos sentimos muito honrados em fazer parte dessa história. Vemos que nosso trabalho garante proteção às crianças e adolescentes que são vítimas ou testemunhas de violência. Ter esse reconhecimento nacional e internacional é extremamente importante e nos dá uma sensação de dever cumprido”, afirmou Ramon.
A premiação ocorreu em Brasília, no dia 18 de dezembro, onde o Complexo de Escuta Protegida da Prefeitura Municipal conquistou o primeiro lugar na categoria “Poder Executivo” do eixo “Medidas Protetivas”. Essa conquista reafirma o compromisso de Vitória da Conquista com a proteção dos direitos da infância e com a promoção de um ambiente mais seguro para as futuras gerações.