Evento teve apoio da Prefeitura, que promoveu operação de limpeza no local

“Muita adrenalina”. Com essas duas palavras, o estudante Gustavo Freire, 10 anos, definiu sua sensação na manhã do último domingo, 4. Ele e os pais, José Américo e Liege, saíram do bairro Bateias, onde moram, e percorreram cerca de cinco quilômetros até o Kartódromo Leandro Merlo, na Urbis VI, zona sul de Vitória da Conquista, a fim de acompanhar competições de kart.

“Nós gostamos muito de esporte. E ele está crescendo já, também, fazendo esporte. E tem que incentivar. É bom prestigiar e valorizar o esporte aqui na nossa cidade”, observou José Américo, que trabalha como operador de máquinas. A costureira Liege confirmou que o interesse do filho pelos esportes foi o que motivou a família a organizar esse programa de fim-de-semana. “Adrenalina também é bom, e ele também gosta. Onde tem torneio de moto, bicicleta, kart, a gente sempre está junto”, contou.

Ali, nessa data, foram disputadas duas competições, ambas em sua segunda etapa: o Campeonato Baiano de Kart, na categoria RD (motor com cinco marchas, o que exige mais perícia por parte do piloto), e o Campeonato Regional de Kart, na categoria Honda (motor de 400 cavalos, sem machas, em que o piloto apenas acelera e freia). Além dos pilotos de Vitória da Conquista, havia outros de cidades como Caetité, Guanambi e Jequié.

E, para que famílias como a de José Américo pudessem acompanhar o evento, a Prefeitura ofereceu apoio, promovendo a limpeza do espaço, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Ao longo da sexta-feira e do sábado da semana passada, trabalhou no local uma equipe de dez servidores, reforçada por duas máquinas roçadeiras.

A operação ainda incluiu outras ruas da Urbis VI, situadas nas imediações do kartódromo, que também receberam serviços de varrição, pintura de meios-fios e limpeza geral. “A Prefeitura se faz presente com sua ação na limpeza pública. Limpeza pública é saúde, e esporte também”, observou o coordenador municipal de Limpeza Pública, Joaquim Ernesto.

‘Estrutura maravilhosa’ – A segunda etapa das competições baianas de kart teve o apoio da Confederação Brasileira de Automobilismo e da Federação de Automobilismo da Bahia – cujo presidente, Miguel Jacob, defendeu com afinco o potencial do Kartódromo Leandro Merlo.

Jacob registrou que o kartódromo conquistense é o único oficial, hoje, na Bahia, já que o de São Francisco do Conde ainda não começou a ser construído. “É muito importante o prefeito olhar para isso aqui, porque ele pode muito bem trazer o público para vir assistir a essa competição. Trazer escolas municipais para ver o que é a mecânica de kart e conhecer os pilotos. E trazer a comunidade para cá”, opinou o dirigente. “Esta estrutura é maravilhosa para o estado da Bahia”.

O presidente da Associação Conquistense de Kart, Hudson Castro, também registrou que o Kartódromo Leandro Merlo é o único na Bahia a ter permissão da Confederação Brasileira de Automobilismo para realizar eventos desse porte. E mencionou ainda as qualidades dos esportistas conquistenses que se dedicam a essa modalidade. “Estamos entre os pioneiros nacionais na categoria RD. Temos dois campeões brasileiros de Vitória da Conquista. E temos excelentes pilotos na categoria Honda”, afirmou Castro.

Resultados – Após duas baterias em cada categoria, nas quais os pilotos completaram um total de trinta voltas no circuito do Kartódromo Leandro Merlo, a segunda etapa do Campeonato Regional de Kart, na modalidade Honda, foi concluída com o seguinte pódio:

1º – Mauro Brandão

2º – Alexandre Rodrigues

3º – Tony Walliate

4º – Glauber Aguiar

5º – Alexandre Pires

Agora, o pódio da segunda etapa do Campeonato Baiano de Kart, na categoria RD:

1º – George Gusmão

2º – Fábio Almeida

3º – Henrique Peters

4º – Zeca

5º – Tony Walliate