Educação
Postado em 1 de setembro de 2022 as 12:16:00
Representantes da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e do Ministério da Defesa realizaram uma visita técnica na Escola Municipalizada Carlos Santana, nesta quarta-feira (31). O encontro faz parte do processo de transformação da unidade em Escola Cívico-Militar. A equipe veio analisar o estágio de maturidade do projeto e verificar de que maneira pode ocorrer a ajuda mútua para agilizar o processo de implantação plena do Projeto Escola Cívico-Militar na Carlos Santana, situada no Bairro Urbis I.
Liderando a comitiva, o diretor do Departamento Pessoal do Ministério da Defesa, Herval Lacerda Alves, considerou as instalações como boas, mas explicou que se trata de um processo longo. “Um tijolo a cada dia, é assim que se constrói todo o processo da Escola Cívico-Militar”. O passo seguinte, segundo ele, é encaminhar um relatório ao Ministério da Educação (MEC), com as informações da visita e as percepções do estágio de maturação do projeto. “Vai ser um esforço de contratação de militares para apoiar o Projeto Valores dentro da escola. Já conversamos com o secretário Larry sobre reforço na infraestrutura da escola. Essa é a primeira percepção que devemos passar para o MEC”, disse. Os coronéis Júlio César Pontes e Irtonio Rippel também fizeram parte da comitiva federal.
O secretário Edgard Larry falou do interesse do município na implantação da Escola Cívico-Militar em Vitória da Conquista. “É inédito em nossa região, um projeto importante que beneficiará alunos, familiares, a comunidade e todo o bairro. Há uma expectativa muito grande para que comece logo a funcionar, e de que Vitória da Conquista seja mais uma vez destaque nacional em um projeto que contemplou apenas cidades específicas e estratégicas do nosso Brasil”, ressaltou.
A diretora da Carlos Santana, Mary dos Santos Oliveira, disse que a quantidade de alunos cresceu muito com a expectativa de implantação da Escola Cívico-Militar. “Há uma expectativa dos pais em colocar seus filhos numa escola militar”. Ela acrescentou que o projeto vai somar na educação de Vitória da Conquista. “Projeto interessante que trabalha com valores, respeito, harmonia. Ele vem agregar na educação”, afirmou.