Representantes da Prefeitura Municipal visitaram, na tarde dessa quarta-feira, 30, as obras de reforma da Casa de Acolhimento do Programa Conquista Criançae da sede onde será implantado o Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente.

Durante a visita, o prefeito Guilherme Menezes verificou as futuras instalações do centro e a ampliação da Casa de Acolhimento.São investidos cerca de R$ 1.290 milhão de recursos próprios da Administração Municipal nos dois serviços, executados pela Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista (Emurc).

“São dois espaços importantes: o centro integrado que é um grande progresso para o atendimento à criança e ao adolescente, com oferecimento de vários serviços em um só lugar; e a Casa de Acolhimento que desde 1997 abriga meninos em situação de rua e agora está passando por uma grande ampliação. Estamos ansiosos para entregá-lo à comunidade, com todo conforto”, declarou o prefeito municipal.

O Centro Integrado, que funcionará nas antigas instalações do Colégio Dirlene Mendonça, abrigará, a princípio, a Vara da Infância e da Juventude de Vitória da Conquista, o cartório (para atendimento à Vara), a Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude, o Núcleo da Defensoria Pública, o Conselho Tutelar, o Programa Família Acolhedora, o Portal de Acolhida de serviços da saúde, educação e assistência social, além da brinquedoteca do Núcleo de Inclusão Pedagógica da Secretaria de Educação.

Já a unidade do Programa Conquista Criança, outro equipamento da Administração Municipal, vai atender crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, com vínculos familiares fragilizados ou rompidos, encaminhados pela Vara da Infância e da Juventude, Ministério Público e Conselho Tutelar. Além de educadores, a casa contará com profissionais da área de assistência social, psicologia e nutrição.

A nova casa será equipada com espaços de convivência; refeitório; alas feminina e masculina, com dormitório e sanitário; área recreativa e lavanderia. Além disso, será construído um alojamento conjunto, para casos em que o alojado precise de acompanhamento.

A diretora-presidente da Emurc, Mércia Andrade, comentou sobre o andamento das obras. “A equipe está trabalhando continuamente nas duas obras e já estamos na fase de acabamento. Houve algumas alterações no projeto original tanto do Centro Integrado como da Casa de Acolhimento. Com esses detalhes, acreditamos que no início de 2014 estamos entregando os dois equipamentos”, assegurou.

O compromisso da Administração Municipal em garantir o direito das crianças e dos adolescentes foi ressaltado pelo secretário de Desenvolvimento Social, Miguel Felício: “São obras voltadas para o fortalecimento do trabalho, para crianças e adolescentes, que são prioridade do Governo Municipal. Temos várias ações, como a ampliação do Conselho Tutelar e agora esse novo equipamento, que contará com serviços que já funcionam em outros espaços. Há ainda a ampliação da casa que continua com seu atendimento em outro lugar e com a reforma terá um espaço mais adequado para essas crianças”.