Notícia Destaque
Postado em 19 de março de 2013 as 16:43:02
Na manhã dessa terça, 19, o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, acompanhado pela secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane Araújo, recebeu na Escola de Formação em Saúde da Família uma comitiva de Moçambique, formada por assessores do Núcleo Provincial de Combate ao HIV/Aids e dos pontos focais distritais de HIV/Aids da Província de Gaza, em Moçambique. O objetivo do encontro foi discutir planejamento em saúde e conhecer as ações de combate ao HIV/Aids.
Além dos moçambicanos, também fazem parte da comitiva a assessora da Área de Planejamento do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP, Vilma Cervantes, e a coordenadora das ações de eliminação da transmissão vertical do HIV e sífilis congênita do CRT DST/Aids-SP, Luiza Harumi Matida. A visita do grupo à cidade faz parte do Projeto de Fortalecimento das Capacidades do Núcleo Provincial de Combate à Aids para Resposta do HIV, na Província de Gaza, fruto do acordo entre a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) e o Governo da Província de Gaza (Moçambique).
Durante a abertura do evento, o prefeito Guilherme falou sobre as ações de combate à aids que o Governo Municipal desenvolve, desde 1999, quando foi implantado o Centro de Atenção e Apoio à Vida Dr. David Capistrano Filho. “Naquela época, buscamos essa assessoria fora do estado – de Dr. Pedro Chequer e Dr. David Capistrano Filho – e, hoje, nossa experiência está sendo observada por outros municípios do Brasil e até mesmo de outros países, como é o caso de Moçambique”, destacou o prefeito.
Para a secretária de saúde, Márcia Viviane, essa é mais uma oportunidade que Vitória da Conquista tem de apresentar suas ações em saúde. “Para nós é um prazer enorme receber mais uma vez uma comitiva de outro país, já que na última semana estivemos com a equipe de Cuba e agora com a de Moçambique, que vem aqui colher informações sobre as nossas boas práticas em saúde, sobretudo, na área de controle da aids”.
A coordenadora das ações de eliminação da transmissão vertical do HIV e sífilis congênita do CRT DST/Aids-SP, Luiza Matida, informou que a visita faz parte do treinamento que acontece em São Paulo desde o dia 11 de março e será fundamental para subsidiar a elaboração do processo de planejamento local. “Nós escolhemos visitar Vitória da Conquista por ser referência no tratamento das doenças sexualmente transmissíveis e da aids no Brasil”, salientou Matida.
O oficial do Conselho Nacional de Combate à Aids de Moçambique, Benjamim Domingo Chelene, explicou o objetivo da parceria: “Nós viemos aqui para Bahia para vermos na prática o que nós estamos aprendendo na teoria e assim termos teoria e prática juntos”.
Troca de conhecimento – Pela manhã, a comitiva participou de uma oficina, ministrada pela assessora de Planejamento e Educação Permanente da Saúde, Eliana Amorim, e pela bioquímica do Ministério da Saúde, Tereza Moraes. Na oportunidade, a comitiva pode conhecer a Rede Municipal de Saúde de Vitória da Conquista e as ações de combate à aids realizadas pelo CAAV.
À tarde, a comitiva conhecerá alguns serviços, como a Unidade de Saúde da Família de Capinal e o CAAV. Segundo o coordenador do Núcleo Provincial de Combate à Aids, Rogério Paulo Moreira Nandene, a visita é uma oportunidade de aprofundar o estudo sobre planejamento, monitoramento e avaliação que está acontecendo em São Paulo. “A experiência que estamos colhendo aqui no Brasil é muito importante para melhorar o nosso planejamento de controle da aids”.