O prefeito Guilherme Menezes, acompanhado por secretários de governo e por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu na manhã desta segunda-feira, 17, na Escola de Formação em Saúde da Família, a segunda comitiva da Província de Gaza (Moçambique), O grupo veio a Vitória da Conquista para conhecer de perto a experiência de combate à aids no município, coordenada pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Centro de Apoio e Atenção à Vida Dr. David Capistrano (Caav), que este anos comemora 15 anos de implantação.

A comitiva está no Brasil desde o dia 10 de março. Em São Paulo, eles participaram do Curso de Planejamento em Infecção de Transmissão Sexual ITS/SIDA, no Centro de Referência e Treinamento de DST/Aids (CRT-SP). Promovido pela Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA), o curso tem o objetivo de subsidiar a elaboração do processo de planejamento, monitoramento e avaliação local, por meio da qualificação dos profissionais do governo e representantes da sociedade civil da Província de Gaza, promovendo conhecimentos e habilidades em planejamento para garantir a sustentabilidade da resposta.

Para o prefeito Guilherme Menezes, este é mais um importante momento de troca de experiências. “Assim como a primeira visita em março do ano passado e a nossa visita à Província de Gaza no mês de janeiro, este terceiro momento servirá para o amadurecimento das práticas de combate à aids desenvolvidas aqui no município e que serão colocadas em prática na Província de Gaza”, enfatizou o prefeito.

Francisca Guilherme Cadalamba Muluana

Expectativa esta compartilhada pela vice-governadora de Gaza, Francisca Guilherme Cadalamba Muluana. Ela espera que esta visita ao Brasil possa ajudar na resposta à aids em sua província. “Espero que essa transmissão de conhecimento, possa nos ajudar a reduzir os índices de aids em nossa província e que possamos aproveitar o que a cidade de Vitória da Conquista tem de melhor no combate à essa epidemia”, destacou Francisca.

Mie Okamura

Além da vice-governadora, a comitiva conta com 15 moçambicanos que atuam no combate à aids, dois técnicos do CRT-SP e da líder do projeto “Projecto de Fortalecimento das Capacidades do Núcleo Provincial Combate ao SIDA para Resposta do HIV na Província de Gaza”, Mie Okamura. Na primeira semana, em São Paulo, eles participaram da parte teórica do curso e nesta, com a visita ao município, inicia-se a parte prática.

Segundo Mie, esta segunda visita a Vitória da Conquista tem novas características. “Trouxemos a vice-governadora, representantes de várias Organizações Não Governamentais (ONGs) e técnicos de saúde. Nosso objetivo é fazer com que eles observem como os programas podem funcionar quando existe o compromisso político e para saberem como é a dinâmica entre o governo e a sociedade civil”, ressaltou Mie.

Durante a visita, a comitiva participou de uma palestra sobre as ações de combate ao HIV/aids em Vitória da Conquista, conheceram o Caav, visitarão a Associação Renascer e o Programa Conquista Criança e participarão da abertura do Seminário de Atenção à Vida, no Núcleo de Educação Permanente, a partir das 19h.