Primeira reunião do Comitê, em 2024

O Comitê Municipal de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social das Crianças e dos Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência (CMRPC) realizou a primeira reunião ordinária de 2024, no auditório da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor).

Essa, que também foi a primeira reunião presencial do Comitê, contou com a participação do consultor da Childhood Brasil e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Benedito Rodrigues dos Santos, e teve o objetivo de dar continuidade às atividades a serem desenvolvidas no decorrer do ano, a partir da análise do relatório de ações desenvolvidas em 2023 e do plano de trabalho para 2024.

Durante a reunião, o professor Benedito Santos pontuou Vitória da Conquista como referência quando se fala na Lei da Escuta Protegida (Lei 13.431/2017) e parabenizou as conquistas do Comitê nesses quase quatro anos de atuação.

Para este ano, estão previstas atividades de capacitação de todos os componentes da Rede de Proteção, incluindo a formação continuada para conselheiros e atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e da sociedade civil. Além de ações que já estão em fase de desenvolvimento, como o software que vai reunir as informações referentes à política do Cuidado e Proteção da Criança e do Adolescente Vítimas ou Testemunhas de Violência, facilitando o acompanhamento dos processos.

Também presente na reunião, o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, destacou a importância de dar continuidade às ações do Comitê que já estão em curso. “Além da realização de novas ações, pensamos também em incorporar as atividades em andamento no plano de trabalho deste ano. Não vamos deixar nada para trás. É importante que nós sigamos sempre avançando na proteção de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência”, destacou o secretário.