Com a visão de fortalecer as políticas públicas em áreas como desenvolvimento social, educação e saúde, bem como potencializar a rede socioassistencial já consolidada no município, a Prefeitura de Vitória da Conquista está constantemente investindo no atendimento ao cidadão em suas diversas necessidades. Prova disso é que a cidade faz parte do grupo de 27 municípios brasileiros que aderiram ao programa de combate ao crack.

Para desenvolver a iniciativa em Vitória da Conquista, o programa conta com um Comitê Gestor Municipal, formado por representantes de órgãos e instituições, como a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), Secretaria Municipal de Saúde, Ministério Público, Polícia Militar, Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), entre outras instituições. O Comitê Gestor foi criado com o intuito de planejar, implementar, monitorar e divulgar as ações relacionadas à iniciativa.

Na manhã desta sexta-feira, 18, os integrantes do comitê participaram de uma videoconferência coordenada pela superintendente da Secretaria Estadual da Justiça, Denise Tourinho, e pelo Major Elsimar Leão. Realizada no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, a videoconferência foi voltada para o monitoramento e para a avaliação da implantação do programa nos cinco municípios baianos que participam da iniciativa.

Além de Vitória da Conquista, Juazeiro, Salvador, Camaçari, Feira de Santana e Itabuna avaliaram as atuações municipais, compartilharam o andamento das atividades e as experiências, além de terem atualizado os respectivos cronogramas. Também participou do encontro, o operador institucional do Departamento de Atenção Básica para a Bahia, Antônio Carlos Magalhães.

Tarcísia Castro, coordenadora do Comitê Gestor Municipal

Representação municipal– Com o intuito de afinar as propostas entre todos os eixos envolvidos na implantação do programa de combate ao crack em Vitória da Conquista, constantes encontros são realizados entre os representantes do Comitê Gestor Municipal. Segundo a coordenadora do comitê, Tarcísia Castro, os fluxos de encaminhamentos de ações estão sendo fechados nessas reuniões e as avaliações são bastante positivas. “Algumas equipes já estão atuando, especialmente no que se refere ao mapeamento para a estruturação da cidade e à identificação dos pontos alvos, para a melhor implantação do programa”, afirmou.

Durante a videoconferência também estiveram presentes, representando o município, o secretário de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, o comandante da 78° Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Selmo Luiz de Sales, a coordenadora de Saúde Mental, Monique Brito, a representante do Núcleo de Defesa da Criança e Adolescente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Arlene Dantas, a conselheira tutelar, Dayane Santiago, e a coordenadora municipal de Comunicação, Talita Nobre.