A reunião aconteceu no auditório de Centro do Idoso

O Comitê de Ações de Governo Aberto e Apoiadores se reuniu, nessa terça-feira (15), com o objetivo de compartilhar os compromissos priorizados pelos conselheiros municipais em consulta pública realizada entre os dias 30 de setembro e 10 de outubro de 2024. A consulta é uma das etapas de elaboração do Plano de Ação do Governo Aberto. Nesta etapa, participaram 14 dos 26 conselhos municipais em funcionamento, com 55 questionários respondidos.

Uma das propostas priorizadas pelos conselheiros foi a de facilitar o acesso dos cidadãos aos diferentes serviços públicos, informações governamentais, formulários e procedimentos, por meio da implantação do Conecta Conquista – um portal online de serviços.

Mateus

Outra sugestão dos conselheiros foi a ampliação da participação popular em tomada de decisões da Gestão Municipal.

Segundo o secretário municipal de Transparência, Controle e Prevenção à Corrupção, Mateus Novaes, este é o primeiro Plano de Ação que a Gestão Municipal está elaborando dentro das orientações da Parceria para o Governo Aberto (OGP) – uma iniciativa internacional que pretende difundir e incentivar globalmente práticas de governo aberto –. “A partir deste plano e dos planos que virão, a gente vai conseguir fazer uma construção mais sólida, sabendo o que a sociedade espera, o que a administração pode entregar e como vão ser os passos e os prazos para fazer essas entregas”.

Governo Aberto – Para a OGP, Governo Aberto é aquele que coloca o cidadão como prioridade e adota medidas concretas para o fortalecimento da transparência das informações e atos governamentais, combate à corrupção, fomento à participação cidadã, responsabilidade na gestão dos recursos públicos, integridade nos setores público e privado, entre outros objetivos. Essa nova forma de interação político-administrativa melhora a relação entre pessoas e governos e traz benefícios de longo prazo para fortalecer as democracias e o crescimento inclusivo.