Evento continua durante esta quinta-feira, 22

Teve início na noite dessa quarta-feira, 21, o processo de implantação da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador/CIST, em Vitória da Conquista, durante a abertura do seminário organizado pelo Conselho Municipal de Saúde, especialmente, para implantar a nova comissão. O evento aconteceu no auditório do Sindicato dos Bancários e contou com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo a assistente social Gilvana Padre, a CIST chega para assessorar o Conselho Municipal de Saúde nas questões referentes à saúde dos trabalhadores em geral, contribuindo com ações que eliminem ou reduzam os riscos à saúde dessas pessoas. “É necessário que todo mundo compreenda o que são as políticas públicas para a saúde do trabalhador, para que possamos de fato contribuir para a sua efetivação”, informou Gilvana, que coordena o comitê gestor do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador/Cerest.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Louzado, destacou como característica primordial da CIST a intersetorialidade – ou seja, o fato de a comissão ser formada por diversos órgãos de diferentes setores, cada um deles atuando, de acordo com suas peculiaridades, em prol de políticas públicas favoráveis à saúde do trabalhador. “Com esses órgãos trabalhando de forma intersetorial, essas políticas serão potencializadas”, explicou Louzado.

A CIST deverá se reunir periodicamente, desenvolvendo um trabalho de caráter consultivo, propositivo e avaliativo. “Trata-se de um grande avanço para o município, porque vem para dirimir de forma harmoniosa as relações entre o capital e o trabalho, no que se refere à saúde do trabalhador”, observou a secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane Sampaio.

Programação– A abertura do Seminário teve conferências ministradas por Gilvana Padre, sobre a atuação da CIST, e pelo professor Luís Rogério Cosme Silva, ex-coordenador do Cerest, que tratou do tema “Os desafios da intersetorialidade na saúde do trabalhador”. Nesta quinta-feira, 22, o evento prossegue durante todo o dia, a partir das 8h. A programação inclui mesas redondas, debates e a solenidade de posse dos membros da CIST.