A Comissão do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic) realizou uma reunião ampliada, na manhã desta quarta-feira (4), para tratar da melhoria dos fluxos no sistema de almoxarifado gerido pela Administração Municipal. O objetivo é alinhar os procedimentos de todas as secretarias municipais para que, ao final dos exercícios financeiros, os demonstrativos contábeis reflitam da maneira mais fidedigna possível, todas as alterações patrimoniais ocorridas.

No encontro, ocorrido na sala de reuniões da Ouvidoria-Geral do Município, estiveram presentes representantes das secretarias de Gestão e Inovação (SEMGI); Finanças e Execução Orçamentária (SEFIN), Transparência, Controle e Prevenção à Corrupção (STPC); Educação (SMED); e Saúde (SMS). Os técnicos puderam apresentar as dificuldades encontradas e sugeriram alterações nos fluxos para otimizar a integração dos dados no sistema informatizado do Município.

“Foi uma excelente oportunidade para acolher as contribuições dos técnicos municipais que operam o sistema na ponta, e buscar melhoria para a padronização dos processos”, explicou Mateus Novais, secretário da STPC.

O secretário de Gestão e Inovação, Romar Barros, complementou que a estratégia é otimizar a atuação dos setores de almoxarifado, buscando integrar Pessoas, Processos e Sistema. “Duas comissões foram formadas para discutir os problemas e soluções apresentados. Ao final, teremos uma padronização de todos os serviços dos almoxarifados, que possibilitará que o sistema que utilizamos atualmente possa gerar melhores relatórios para a Gestão Municipal”.

Por fim, Rodrigo Bulhões, secretário de Finanças, destacou que “estes ajustes proporcionarão informações contábeis mais fidedignas. “Com isso, vamos poder ter um sistema que apresente números mais ajustados à realidade patrimonial, o que facilitará o trabalho de todos os setores, principalmente os almoxarifados, que promovem a guarda de parte do patrimônio municipal”.

Siafic – Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle, criado pelo Governo Federal através do Decreto Nº 10.540, de 5 de novembro de 2020, com o objetivo de assegurar a transparência da gestão fiscal de todos os entes federativos.