Convênio deve ser celebrado ainda neste primeiro semestre

Investir na formação profissional dos professores, em efetivo exercício, para o fortalecimento da Rede Municipal de Ensino é uma das prioridades da gestão municipal. Por isso, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) está discutindo os critérios acerca do convênio que será firmado entre o Município e uma instituição de Ensino Superior para a oferta de Mestrado.

“O governo Herzem Gusmão, por meio da Secretaria Municipal de Educação, respeitando e querendo como desdobramento o amplo conhecimento dos professores, daqueles que conduzem os processos pedagógicos educacionais entendeu por bem elaborar e incentivar o mestrado para que, ao final, os alunos tenham a plenitude do letramento, do saber”, salientou o secretário da pasta, Esmeraldino Correia.

Uma comissão, composta por membros da Smed e coordenada pela secretária adjunta de Educação, Arlete Dória, foi formada com a finalidade de discutir os critérios do convênio. A primeira reunião ocorreu esta semana e contou com a presença da vice-presidente do Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (Simmp), Greissy Reis.

A previsão é que o convênio seja celebrado ainda neste primeiro semestre, bem como as inscrições sejam abertas.

A iniciativa atende a meta 16 do Plano Municipal de Educação (PME), que dispõe sobre a “Valorização dos profissionais da Educação – Formação Continuada e Pós-Graduação de Professores” e estabelece a formação em nível de pós-graduação de 50% dos professores da Educação Básica até o último ano de vigência do PME.

“É uma prerrogativa do PME a formação dos professores e a intenção do governo é criar condições para isso, garantindo o que é preconizado pelo Plano”, reforçou a coordenadora da Comissão, Arlete Dória.