Na manhã dessa segunda-feira (7), foi realizada a primeira reunião da Comissão de Transição de Governo, por meio de plataforma online. A equipe é responsável pela transição administrativa e contábil da gestão 2016-2020 para a gestão 2021-2024. O procedimento é uma exigência do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM), mesmo quando se trata de uma gestão reeleita.

O primeiro encontro online da Comissão também contou com a participação da atual vice-prefeita, Irma Lemos; e da vice-prefeita eleita, Sheila Lemos

O trabalho consiste em organizar e apresentar uma série de documentos exigidos pelo órgão, especialmente nas áreas contábil, patrimonial e financeira. “A gente vai verificar, por exemplo, quantos servidores efetivos a gente tem, quantos estão em cargos comissionados, a estrutura das secretarias, pendências de pagamento com servidores, se tem ou se não tem, as entidades civis que recebem recursos do município e uma série de outras questões”, exemplifica o secretário de Transparências e membro da Comissão, Diêgo Gomes.

“Seguiremos rigorosamente o que está escrito naResolução 1311/12, do Tribunal de Contas, mas com muito mais leveza, considerando que agora se trata de uma transição para o próprio grupo. Deste modo, iniciando hoje os trabalhos da transição, esperamos chegar ao final do prazo estabelecido pelo TCM com o relatório concluso”, avalia a secretária de Governo e também membro da Comissão, Geanne Oliveira.

O relatório final será disponibilizado para o Tribunal de Contas e para a Câmara Municipal de Vereadores. Até lá, a Comissão de Transição de Governo se reunirá semanalmente para dar prosseguimento aos trabalhos.

Nomeada pelo Decreto Municipal nº 20.646/20, a Comissão é composta pelo secretário de Administração, Kairan Rocha; o secretário de Finanças, Jonas Sala; e o contador geral, Diego Duarte. Juntamente com o secretário Diêgo Gomes, eles representam a atual gestão.

Além disso, a Comissão conta com os representantes do prefeito reeleito. Dentre eles, estão a secretária Geanne Oliveira; o chefe do Gabinete Civil e secretário de Comunicação, Marcos Ferreira; e o procurador municipal Gustavo Martins.

Também participaram desta primeira reunião a atual vice-prefeita, Irma Lemos; e a vice-prefeita eleita, Sheila Lemos.