Educação
Postado em 17 de fevereiro de 2014 as 17:57:43 e atualizado em 14 de março de 2014 as 16:41:58
Todas as 181 escolas e 22 creches que compõem a Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista receberão, a partir desta segunda-feira, 17, a visita de uma Comissão da Secretaria Municipal de Educação. A ação foi definida com a proposta de discutir com os diretores das unidades das zonas urbana e rural questões pedagógicas e relacionadas à infraestrutura de cada unidade.
No início da empreitada, a primeira instituição a receber a comissão foi a Escola Municipal Lycia Pedral, que possui 38 turmas. Em seguida, a comissão, formada pelo secretário Municipal de Educação, Ricardo Marques, pela coordenadora de Planejamento da Rede Municipal de Ensino, Jocelma Gusmão, pela coordenadora de Controle Social, Rosa Freitas, e pelo coordenador de Administração Escolar da Zona Urbana, Vilanei Lázaro Chaves, seguiu em direção às escolas José Lopes Viana e Anísio Teixeira.
De acordo com o secretário municipal de Educação, as visitas serão realizadas com o intuito de conhecer as demandas e discutir com os gestores escolares ações de melhorias. “Nosso objetivo é aproximar ainda mais a escola da secretaria”, informou Ricardo Marques. Ainda de acordo com o gestor, esse trabalho in loco é fundamental para uma ação mais ampla que será desenvolvida na rede. “Vamos começar um trabalho intenso na área de infraestrutura com a reforma das unidades escolares. Para isso, já estamos com o processo de licitação concluído e temos 14 empresas licitadas que estarão fazendo esse trabalho em todas as unidades”, certificou.
Para a diretora da Escola Lycia Pedral, Elisângela Freitas, o encontro com os gestores vem para somar uma proposta já definida pela instituição. “No nosso plano de gestão colocamos que queremos sempre essa parceria com o Governo e com a comunidade e, hoje, essa visita veio para alimentar ainda mais esse desejo. Todos nós temos que trabalhar em parceria”, declarou.
A diretora da Escola Municipal José Lopes Viana, Hânia Silvia Carvalho, também acredita que a ação resultará em benefícios para a instituição. “A minha expectativa é a melhor possível”, contou.
Por dia, em torno de duas a três unidades escolares serão visitadas pela comissão. Segundo a coordenadora de Planejamento da Rede Municipal e Ensino, Jocelma Gusmão, o objetivo maior é ver de perto a realidade de cada instituição. “Vamos acompanhar e dar suporte aos diretores. Vamos ouvir e dar respostas as suas demandas, pois nosso objetivo maior é fortalecer essa parceria”, reforçou.
Além das discussões, os diretores também obtiveram informações sobre o Conselho Escolar que será implantado na rede com a proposta de fortalecer a gestão pedagógica bem como ampliar a participação e a aproximação entre professores, pais, alunos e comunidade.