Com o tema “Caatinga: (Re)Conhecer e valorizar”, a Semana Municipal de Meio Ambiente foi aberta na manhã desta-quarta-feira (1º) no Planetário Everardo Públio de Castro, pela prefeita Sheila Lemos e a participação de secretários municipais, gestores da área ambiental da região, professores e pesquisadores da área.

Sheila: A caatinga tem sua beleza e importância no equilíbrio do meio ambiente

A prefeita Sheila Lemos ressaltou a importância do tema escolhido para este ano e dos debates em todos os espaços sociais, inclusive nas escolas. “Isso é fundamental para que possamos reconhecer o valor desse bioma que é único em todo mundo, pois muitas vezes a Caatinga é vista somente no aspecto da falta de chuvas, das secas, mas a caatinga é bela, ajuda no equilíbio do ambiente e com ela podemos conviver de forma sustentável, inclusive com a cultura do umbu, que pode contribuir para o desenvolvimento de toda a nossa região”, disse Sheila.

Secretária Ana Cláudia

A secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, lembrou que esta semana marca a retomada dos grandes eventos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) após dois anos de pandemia. Ana Cláudia informou que as atividades seguem até domingo (5), com palestras, oficinas, feira ambiental, exposição de artes, plantio de mudas, trilha e pedal ecológico.

A cerimônia de abertura teve um encontro de gestores e palestra do coordenador de projetos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na Bahia, Leonel Leal Neto. Leonel abordou a gestão urbana sustentável e destacou a necessidade de ações efetivas para o desenvolvimento econômico e social das cidades, sem comprometer as necessidades das futuras gerações.

Leonel Leal

“Para isso, cada cidade deve pensar e construir um modelo de gestão sustentável e isso deve ser feito de forma coletiva com a união e trabalho de lideranças políticas e acadêmicas e também do terceiro setor, pois a prefeita capitania esse desenvolvimento, mas sozinha ela não constrói”.

Os presentes também assistiram uma sessão no planetário, onde foi exibido o filme “Astronomia Catingueira”, produzido pela equipe do planetário. Outro destaque do evento é a exposição do artista plástico, que aborda a caatinga e do semiárido. A mostra acontece no saguão da Prefeitura da Zona Oeste .Daniel Marinho, professor universitário e analista ambiental; Ademário Pereira e Dorivaldo dos Santos

Para o secretário de Meio Ambiente de Anagé, Ademário Pereira, a Semana é importante não somente para reflexões, mas também para propor ações que visam melhorar a questão ambiental nos municípios da região. E o secretário Agricultura e Meio Ambiente de Caraíbas, Dorivaldo dos Santos, completou afirmando que todo conhecimento é necessário quando se busca a proteção ambiental aliada ao desenvolvimento econômico das cidades.