A construção civil é um dos vetores que tem impulsionado o crescimento de Vitória da Conquista. Em plena expansão, o setor tem necessitado de mão de obra qualificada para atuar nas mais diferentes áreas. Diante desse cenário, teve início nesta segunda-feira, 19, o curso de pedreiro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego/Pronatec.

O curso está sendo promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem/Senai e conta com 40 alunos de diferentes idades que veem na construção civil a possibilidade de uma nova fonte de renda. Pessoas como o motorista Jorge Ferreira, de 55 anos, que sempre teve interesse em aprender esse ofício. “Estou querendo me aperfeiçoar na área de pedreiro. Fui ajudante, mas não segui na área. Essa será mais uma fonte de renda”, afirmou.

Outro participante do curso é o estudante do sexto semestre de Engenharia Civil, Helder Silva. “Minha intenção com o curso é buscar especialmente a prática porque na faculdade vemos bastante teoria, mas a prática é essencial; e como vamos trabalhar com pedreiros então é um curso muito interessante”, disse o estudante.

Nesse primeiro módulo, a aula foi de português. De acordo com a professora Dilvana Gomes, a contribuição da disciplina para os futuros pedreiros diz respeito principalmente a interpretação, do que eles vão ter de fazer na obra. “Todo curso hoje em dia precisa dessas disciplinas básicas”, salientou.

O curso segue até o dia 17 de janeiro de 2013, onde ainda serão ministradas disciplinas como Matemática, Noções de Saúde e Segurança do Trabalho, além de matérias específicas. Além deste, serão promovidos os cursos de pintor, encanador e carpinteiro.