A Conferência territorial também será realizada em Vitória da Conquista, nos próximos dias 24 e 25

Filarmônica Francisco Vasconcelos abre a IV Conferência Municipal de Cultura com hino a Vitória da Conquista

Decorado com elementos da cultura regional, o Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima sediou, na manhã deste domingo, 4, a abertura da IV Conferência Municipal de Cultura de Vitória da Conquista. O início das atividades contou com a participação de artistas locais, educadores culturais, representantes de instituições ligadas à cultura, além de secretários e coordenadores do Governo Municipal.

Os presentes tiveram a oportunidade de ouvir a Filarmônica de Vitória da Conquista executando o hino a Vitória da Conquista, cuja melodia foi composta pelo maestro que dá nome à Filarmônica: Francisco Vasconcelos. Em seguida, foram apresentadas as ações desenvolvidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, num momento de prestação de contas à comunidade.

Gildelson Felício

O secretário Municipal de Cultura, Gildelson Felício, ressaltou a importância dada à cultura, por parte de toda a Administração Municipal, em ações que extrapolam a Secretaria de Cultura e envolvem as demais secretarias. “Nós temos desenvolvido ações voltadas para a cultura em vários setores, mas queremos continuar avançando com a política cultural. O debate nessa conferência serve justamente para que nós possamos refletir e ampliar nossas ações no Município”, explicou.

Ricardo Marques

O secretário interino de Educação, Ricardo Marques, que representou o prefeito Guilherme Menezes no evento, ressaltou a riqueza da cultura conquistense que se evidencia em eventos promovidos pelo Governo Municipal, como o Natal da Cidade e o Forró Pé de Serra do Periperi. “Nosso Governo, junto à população, tem investido na cultura de nosso município. Temos aqui uma identidade cultural muito forte e nosso objetivo é ter cada vez mais espaços culturais em Vitória da Conquista”, acrescentou.

Carlos Jeovah

Ricardo Marques aproveitou o momento ainda para convidar todos os artistas presentes a contribuírem com o programa Mais Cultura, cujo objetivo é o enriquecimento da formação estudantil, com atividades artísticas e culturais. O escritor e poeta Carlos Jeovah enalteceu o trabalho dos artistas conquistenses que se apropriam de diversas linguagens e elogiou o poder público pelo apoio à cultura e aos artistas locais. “Nós temos assistido a modificações importantes nas manifestações culturais de Vitória da Conquista. A cidade tem se empenhado e crescido no cenário cultural do país”, comentou.

A IV Conferência Municipal de Cultura segue à tarde, debatendo o tema “Uma política de estado para cultura: desafios do sistema municipal de cultura”, por meio de dois eixos temáticos. Ao final, serão eleitos delegados da Sociedade Civil para Conferência Territorial e Estadual.