Governo
Postado em 14 de março de 2013 as 15:47:55
Representantes do poder público municipal, sociedade civil organizada e iniciativa privada participaram, na tarde dessa quarta-feira, 13, do Ato de Lançamento da 5ª Conferência Municipal das Cidades. O evento que aconteceu no Salão Nobre do Gabinete da Prefeitura de Vitória da Conquista contou com a participação de secretários e coordenadores municipais e vereadores.
O objetivo do ato foi apresentar os membros da Comissão Preparatória da etapa municipal, as resoluções do Conselho Nacional das Cidades e os dispositivos do Regimento da 5ª Conferência Estadual das Cidades. Para o secretário de Governo, Edwaldo Alves, o momento de discussão é muito importante para o município, já que é nele que as pessoas constroem sua vida e suas relações. “Vitória da Conquista de hoje é outra, se comparada a de 15 anos atrás, e precisamos acompanhar de perto esse crescimento, para que ele ocorra de maneira ordenada”, comentou.
O vice-prefeito, Joás Meira, ressaltou a importância da contribuição da comunidade nas decisões do Governo: “A maioria das soluções podem ser encontradas ouvindo povo e é isso que o Governo Municipal vem fazendo. Vitória da Conquista tornou-se um polo. Hoje as pessoas não vão mais para São Paulo, vêm para Vitória da Conquista, porque aqui tem emprego, aqui tem qualidade de vida. Nós adquirimos um bom problema: todo mundo quer vir morar aqui. Agora é nossa grande chance de buscar melhorar a cidade em que vivemos, através dessa conferência”, afirmou.
Para o superintendente Regional da Caixa Econômica, José Ronaldo Maia: “Essa conferência já inicia com sucesso, porque é um debate entre órgãos públicos e sociedade civil. A partir dessa discussão vamos construindo a cidade onde queremos morar. Nós temos que começar pensar no município para daqui 15, 20 anos. Nós sabemos que Vitória da Conquista sempre teve destaque, é uma cidade boa de se morar”.
A vereadora Irma Lemos, que representou a Câmara de Vereadores no evento, chamou a atenção para as melhorias das cidades a partir do Programa Minha Casa Minha Vida. “Quando surgiu o programa, muitas pessoas foram contempladas, especialmente as mulheres de baixa renda. Isso nos deixa muito feliz. Essa Conferência vai reunir associações, empresas de construção civil, Caixa Econômica e Prefeitura; será muito importante ”.
O representante do Movimento Unificado de Moradores, Lucas Hipólito, parabenizou o município pelo empenho em participar da conferência em que se discutem temas importantes, como mobilidade urbana e habitação de interesse social. “Isso é o que os movimentos sociais querem: participação popular, democracia”, comentou.