Notícias
Postado em 24 de fevereiro de 2014 as 15:35:12 e atualizado em 25 de fevereiro de 2014 as 18:45:30
A abertura do evento ocorreu na manhã desta segunda-feira, 24, com a participação de autoridades, técnicos da Defesa Civil e membros da sociedade
Representantes de mais de 20 municípios dos territórios do sudoeste, médio sudoeste e da capital baiana estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira, 24, no auditório do Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae) para a abertura de 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil dos Territórios do Sudoeste e do Médio Sudoeste. O evento representa uma das etapas para as Conferências Estadual e Nacional que serão promovidas respectivamente entre os meses de abril e maio deste ano.
Durante a abertura, autoridades das esferas municipal e estadual, técnicos e sociedade civil discutiram o tema “Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional”. A proposta maior é eleger, após as reuniões com os grupos de trabalhos, os delegados que defenderão as propostas priorizadas pelos representantes dos dois territórios nas etapas estadual e nacional.
Com a 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil, a expectativa é ampliar o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à Defesa Civil. Sendo assim, ela vem para somar aos mecanismos de participação popular já existentes em Vitória da Conquista, já que agrega discussões envolvendo tanto a sociedade civil quanto o governo nas esferas municipal e estadual. “Vitória da Conquista é um município rico em conferências. Já tivemos aqui várias sobre saúde, educação, desenvolvimento social, além de outros temas que são propostos sempre com o objetivo de ampliar a participação popular e acolher as sugestões da população”, certificou o secretário municipal de Governo, Edwaldo Alves.
Ações preventivas – Além do controle social e da formulação de políticas públicas, a proteção está sendo outra palavra de ordem durante as discussões desta segunda-feira. Isso ocorre porque a Conferência Intermunicipal também acontece com o intuito de chamar a atenção dos municípios para o planejamento de ações preventivas. “É importante que o poder público se antecipe com trabalhos preventivos para evitar que tragédias aconteçam. Aqui em Vitória da Conquista, ao longo dos anos, muitas ações vêm sendo feitas, como a construção de canais de drenagem, por exemplo,” salientou o prefeito em exercício, Joás Meira.
O fortalecimento dessas ações preventivas citadas pelo gestor é um dos pilares para a ampliação dos debates envolvendo a Defesa Civil na região. “Para nós, sediar essa conferência, é um momento muito importante, pois estaremos discutindo por uma cidade melhor planejada e estaremos levando os anseios da população para todo país por meio das conferências estadual e nacional”, ressaltou o coordenador municipal da Defesa Civil, Rivaldo Gusmão. “Certamente é um evento grandioso para que possamos somar forças, ouvir e compartilhar ideias”, avaliou o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Fernando Vasconcelos.
O coordenador da Defesa Civil de Piripá, José Alberto Ribeiro, saiu do município cedo para participar da conferência sediada em Vitória da Conquista. Segundo ele, as discussões certamente serão enriquecedoras para toda região. “Espero que essa seja a primeira de muitas conferências”, declarou.
Sistema Nacional – Conforme o superintendente estadual da Defesa Civil, Salvador Brito, todas as discussões serão fundamentais para debater e definir as ações e o financiamento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. “Nós estamos aqui hoje com essa responsabilidade e com esse compromisso de que juntos vamos debater, discutir e aprovar princípios e diretrizes que vão fazer a diferença na construção, organização, fortalecimento e financiamento desse sistema”, assegurou.
Programação – Os trabalhos da 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil dos Territórios do Sudoeste e do Médio Sudoeste seguirão na tarde desta segunda-feira, momento em que serão trabalhados quatro eixos temáticos: Gestão Integrada de Risco e Resposta a Desastres; Integração de Políticas Públicas relacionadas à Proteção e Defesa Civil; Gestão de Conhecimento e Proteção de Defesa Civil; Mobilização e Promoção de uma Cultura de Proteção de Defesa Civil das Cidades Resilientes.
“Neste último eixo vamos utilizar Vitória da Conquista como exemplo, pois a cidade está caminhando para se tornar resiliente e sabemos que o Governo Municipal tem realizado importantes ações que têm contribuído para isso”, assegurou o coordenador adjunto da Defesa Civil da Bahia, Sérgio Menezes Luz. Junto com Salvador Brito, Sérgio foi um dos palestrantes da abertura da Conferência Intermunicipal na manhã desta segunda-feira.