Devido a pandemia, a posse aconteceu em uma  plataforma virtual

Na tarde desta segunda-feira (08) a Prefeitura de Vitória da Conquista deu posse aos novos conselheiros do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) para o biênio 2021/2022.

A cerimônia de posse e primeira reunião ordinária dos novos conselheiros aconteceram de forma remota (vídeo conferência) e contou com participação dos conselheiros suplentes e titulares; do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, e que representou a prefeita em exercício Sheila Lemos; do coordenador da Defensoria Pública do Estado da Bahia José Raimundo; da delegada do Núcleo da Criança e do Adolescente da Polícia Civil da Bahia, Rosilene Moreira Correia; e do promotor de Justiça da Infância e Juventude, Marcos Coelho.

Durante o ato de posse, Michael Farias destacou a importância do Comdica para a concretização da política da infância e adolescência e destacou os avanços nesta área nos últimos quatro anos, como a conquista do Selo Unicef, do prêmio Prefeito Amigo da Criança e da implementação da Lei 13.431/2017 (Lei da Escuta Protegida). “Todas as conquistas foram fruto de um trabalho conjunto e da vontade política do governo municipal de priorizar a pauta da infância e adolescência em nosso município. Que possamos com a nova gestão do Comdica continuar avançando em defesa dos direitos de crianças e adolescentes em nossa cidade”, destacou Michael.

Rosilene Correia destacou a luta para garantia de proteção e direitos de crianças e adolescentes. “A luta é diária para fazer valer o direito de crianças e adolescentes. Acredito que todos os novos conselheiros terão o mesmo comprometimento que os conselheiros da gestão passada”, ressaltou Rosilene.

Após a cerimonia de posse foi realizada a primeira reunião do novo biênio que teve como um dos pontos de pauta a eleição da mesa diretora. Os conselheiros elegeram a conselheira representante da sociedade civil, Edileide Santos Freitas (Leda Freitas), como presidente e a representante do governo municipal, Camilla Lopes Fischer, como vice-presidente.

Para Leda, que já presidiu o conselho, voltar ao cargo será um grande desafio e motivo de muita alegria em sua vida. “Agradeço a confiança dos representantes da sociedade civil pela escolha e confiança. Estamos em um momento muito difícil com a pandemia. 2020 foi complicado e 2021 continuará sendo desafiador para todos que militam na área dos direitos da criança e do adolescente”, declarou Leda.

Veja o decreto de nomeação.